Resumo:
O objetivo desse artigo é analisar brinquedos que representam seres humanos (atores sociais) e que transmitem significados específicos de gênero. Faremos referência à conexão existente entre objetos materiais, imagens e textualidade. Nosso principal interesse são os significados sociais potenciais que especificamente diferenciam brinquedos para meninas de brinquedos para meninos, e os valores ligados a essas representações. As pesquisas feministas parecem não ter dado suficiente atenção aos brinquedos como uma área de extrema importância em termos de representações sociais. Nosso objetivo, portanto, é tentar expor e desafiar os significados sexistas que subjazem os brinquedos, e inserir, na agenda feminista, uma visão dos brinquedos como forma de comunicação.
Palavras-chave:
discurso; semiótica social; gênero social; brinquedo.
Autores: Carmen Rosa Caldas-Coulthard e Theo van Leeuwen
Fonte: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0403/01.htm
Notas:
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* N. das Orgs.: Texto publicado originalmente em inglês In: LITOSSELETI, L.; SUNDERLAND, J. (Eds.). Gender identity and Discourse Analysis. Amsterdan: John Benjamins, 2002. p. 91-110. [Tradução de Fernando Simão Vugman e Carmen Rosa Caldas-Coulthard]. Este artigo é um dos resultados do projeto de pesquisa Toys as Communication (Brinquedos como Comunicação), desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, sob a supervisão do Professor Staffan Selander, da University of Stockholm, e financiado pelo Bank of Sweden. Os outros membros da equipe, da Dinamarca e da Suécia, atuam nos campos da sociologia, da psicologia social e da pesquisa com brinquedos.
** Docentes das Universidades de Birmingham e de Cardiff, respectivamente. Carmen Rosa Caldas-Coulthard é doutora em Inglês e Theo van Leeuwen é doutor em Lingüística.
O objetivo desse artigo é analisar brinquedos que representam seres humanos (atores sociais) e que transmitem significados específicos de gênero. Faremos referência à conexão existente entre objetos materiais, imagens e textualidade. Nosso principal interesse são os significados sociais potenciais que especificamente diferenciam brinquedos para meninas de brinquedos para meninos, e os valores ligados a essas representações. As pesquisas feministas parecem não ter dado suficiente atenção aos brinquedos como uma área de extrema importância em termos de representações sociais. Nosso objetivo, portanto, é tentar expor e desafiar os significados sexistas que subjazem os brinquedos, e inserir, na agenda feminista, uma visão dos brinquedos como forma de comunicação.
Palavras-chave:
discurso; semiótica social; gênero social; brinquedo.
Autores: Carmen Rosa Caldas-Coulthard e Theo van Leeuwen
Fonte: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0403/01.htm
Notas:
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* N. das Orgs.: Texto publicado originalmente em inglês In: LITOSSELETI, L.; SUNDERLAND, J. (Eds.). Gender identity and Discourse Analysis. Amsterdan: John Benjamins, 2002. p. 91-110. [Tradução de Fernando Simão Vugman e Carmen Rosa Caldas-Coulthard]. Este artigo é um dos resultados do projeto de pesquisa Toys as Communication (Brinquedos como Comunicação), desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, sob a supervisão do Professor Staffan Selander, da University of Stockholm, e financiado pelo Bank of Sweden. Os outros membros da equipe, da Dinamarca e da Suécia, atuam nos campos da sociologia, da psicologia social e da pesquisa com brinquedos.
** Docentes das Universidades de Birmingham e de Cardiff, respectivamente. Carmen Rosa Caldas-Coulthard é doutora em Inglês e Theo van Leeuwen é doutor em Lingüística.
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