Pular para o conteúdo principal

Roteiro das aulas

Roteiro das aulas do estágio supervisionado de prática do ensino de artes visuais

Duas turmas: 6ºano A e 6ºano B

Tema: Ser Diferente é Normal

As diferenças Visuais


1ºAula: Como as imagens estão presentes em minha vida, e como as diferenças visuais são apresentadas nas imagens?

Data: 23/04/07 - (45 minutos)

Objetivo: Perceber nas imagens no cotidiano das pessoas visualmente diferentes, de modo a deduzir que as diferenças existem e são normais, pois ninguém é igual.

1ºMomento: Apresentação do estagiário (5 min)
2ºMomento: Apresentação da turma (10 min)
3ºMomento: Respondendo ao questionamento: Como as imagens estão presentes em minha vida? (10 min)
4ºMomento: Apresentação do projeto e sondagem sobre o tema com o uso de imagens de pessoas diferentes visualmente, respondendo ao questionamento: Como as diferenças visuais são apresentadas nas imagens? (20 min)


2ºAula: Como percebemos as diferenças visuais nas imagens?

Data: 02/05/07 – (45 minutos)

Objetivo: Criar os portfólio a partir da experimentação de diferentes formas visuais na representação de pessoas com imagens de revistas.

1ºMomento: Recapitulação sobre o que foi abordado na aula anterior. (5 min)

2ºmomento: Explicação sobre a confecção do portfólio e sua função. (5 min)

3ºMomento: Confecção do portfólio - Os alunos trabalharão a experimentação de formas visuais através de uma colagem (que será a capa do portfólio), utilizando imagens de revistas respondendo ao questionamento: Como percebemos as diferenças visuais nas imagens?(35 min)


3ºAula: Como eu vejo a imagem de mim mesmo?

Data: 07/05/07 – (45 minutos)

Objetivo: Perceber nas imagens de auto-retratos de artistas, as diferenças visuais, e as diferentes representações de si mesmo através dos auto-retratos da artista mexicana Frida Kahlo, pois estamos sempre em constantes mudanças.

1ºMomento: Exibição das imagens de auto-retratos de artistas, e discussão sobre as imagens. (15 min)

2ºMomento: Exibição das imagens dos auto-retratos da artista Frida kahlo e discussão sobre as diferentes representações de si mesmo. (30 min)

3ºMomento: Atividade para casa: Os alunos farão um auto-retrato respondendo ao questionamento: Como eu vejo a imagem de mim mesmo?


4ºAula: Como as diferenças visuais são mostradas em algumas propagandas e programas de TV?

Data: 09/05/07 – (45 minutos)

Objetivo: Identificar as diferenças visuais na representação de pessoas a partir de imagens de propagandas e programas de TV.

1ºMomento: Exibição de imagens e vídeos de propagandas e programas de TV, como por exemplo, personagens de novelas e campanhas publicitárias que mostram as diferenças visuais. (20 min).

2ºMomento: Discussão sobre as imagens e os vídeos exibidos respondendo ao questionamento: Como as diferenças visuais são mostradas em algumas propagandas e programas de TV?(20 min)

3ºMomento: Os alunos escreverão um relato sobre suas impressões da aula. (5 min)


5ºAula: Como os desenhos animados apresentam as diferenças visuais?

Data: 14/05/07 – (45 minutos)

Objetivo: Identificar as diferenças visuais na representação de pessoas nos personagens dos desenhos animados

1ºMomento: Exibição de vídeos e imagens de personagens de desenhos animados. (20 min)

2ºMomento: Discussão sobre os vídeos e imagens exibidas respondendo ao questionamento: Como os desenhos animados apresentam as diferenças visuais? (20 min)

3ºMomento: Os alunos escreverão um relato sobre suas impressões da aula.

(5 min)


6ºAula: Como é a imagem das diferenças visuais para mim?

Data: 16/05/07 – (45 minutos)

Objetivo: Combinar como será a realização do trabalho final, respeitando as opiniões do alunado.

1ºMomento: Busca de opiniões sobre a criação do trabalho final. (5 min)

2ºMomento: Mostra de imagens com exemplos de painéis e exposições artísticas. (10 min)

3ºMomento: Sugestão de dois tipos de atividade: Criação de um painel (feito pela turma toda) ou criação de um personagem (feito em grupo) Respondendo ao questionamento: Como é a imagem das diferenças visuais para mim? .(30 min)

*Para a confecção de qualquer uma das duas atividades será necessário matérias como: tintas, pinceis, cola, tesoura, tecidos, materiais recicláveis, lápis coloridos, cordões, papel, cartolina etc.

7ºAula: Como é a imagem do outro para mim?

Data: 21/05/07 – (45 minutos)

Objetivo: Realizar um trabalho final com a turma toda sobre as representações das diferenças visuais de pessoas, trabalhando em grupo na criação de personagens retratando essas diferenças visuais.

1ºMomento: Criação visual de personagens: desenhos, pinturas, colagem e etc. (40 min).


8ºAula: Como representamos as diferenças visuais através das imagens?

Data: 23/05/07 – (45 minutos)


Objetivo: Montar, com toda a escola, uma exposição dos trabalhos visuais feitos nas aulas, a partir do questionamento: Como representamos as diferenças visuais nas imagens? .

1ºMomento: Os alunos escreverão um relato sobre suas impressões finais sobre as aulas (5 min)

2ºMomento: Montagem da exposição. (40 min)

Observação: A montagem da exposição será na aula, mas a exposição será realizada com as duas turmas na hora do intervalo, onde toda a escola poderá visitar.

Os trabalhos expostos serão:

-Como eu vejo a imagem de mim mesmo?(auto-retrato)

-Como eu vejo a imagem do outro?(personagem)

3ºMomento: Exposição (no horário do intervalo). (30 min)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê