Pular para o conteúdo principal

Referências

OLIVEIRA, Eliana, Identidade, Intolerância e as diferenças no espaço escolar: questões para debate. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/007/07oliveira.htm Acessado em: 20 de maio de 2007.

HERNÁNDEZ, F.Educácion y cultura visual. Barcelona. Octaedro 2003.
_______________'Repensar el papel del arte en lá educación desd una cultura Llena de Imágenes''. In: Ricard Huerta (Ed). Los valores del arte en la enseñansa.Valencia.Universidad de Valencia ,2002, p.144. ....

FREEDMAN,K.Interpreting gender and visual culture in art classrooms. Studies in Art Education,35(3),157-170,1994.


NASCIMENTO, Erinaldo, A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens, Boletim Arte na Escola, Originalmente publicadonaediçãonº42, julho de 2006. Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/

pesquise_artigos_texto. php?id_m=50.Acessado em: 20 de abril de 2007.

BARBOSA, Ana Mae et al.. Artes Visuais: da Exposição à Sala de Aula. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005, (40p.)

GONÇALVES, Rui et al. .Primeiro Olhar:Programa Integrado de Artes Visuais Caderno do Professor.Ed. Fundação Calouse Gulbenkian, Lisboa, 2002, (114-121p.).

CRUZ, Carla et al. Metodologia Científica: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, 2004, 2ºEd.

_______________Projeto de Pesquisa etapas de elaboração, Editora Axcel Books do Brasil, 2004, (74-179p.).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…