Pular para o conteúdo principal

Dia das Mães – chega de corações! (continuação)




Dia das Mães – chega de corações!

Os trabalhos acima, elaboração de cartões para o Dia das Mães, foram realizados com inspiração nas bandeirinhas do pintor Alfredo Volpi. A partir de alguns quadros do artista desenvolveu-se a proposta para que cada criança criasse, com as bandeirinhas previamente recortadas, o seu próprio motivo.

As crianças foram orientadas para utilizar duas cores contrastantes e tanto o triângulo quanto o pentágono recortados deveriam ser utilizados. Alguns alunos preferiam fazer trabalhos com o cartão em preto e outros em branco. A colagem era livre. Os alunos gostaram, a escola ficou satisfeita e as mães muito mais!

Neste texto propomos atividades não para estimular mais ainda o consumo entre crianças, alimentar o comércio que lucra com estas datas, nem para satisfazer administradores escolares que desejam enfeitar a escola, mas sim para que elas não simplesmente desenvolvam habilidades para interpretar o sentido da mídia, mas que tenham oportunidade para entender “os meios que elas próprias consomem e investem afetivamente” (STEINBERG & KINCHELOE, 2001, p. 23).
O ensino da Arte sempre foi polêmico nas escolas. Preconceitos e falta de reconhecimento sobre a necessidade e o valor deste ensino como fonte de conhecimento, desenvolvimento emocional e intelectual do ser humano podem levar algumas vezes a se relegar o professor de Artes a um mero realizador de tarefas em datas comemorativas na escola. Entre se recusar a participar e participar apenas por obrigação, nós podemos pensar em sugestões criativas. Que tal pensar em utilizar estas idéias para as próximas datas comemorativas?

BARBOSA, Ana Mae.Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982 (1ª. Edição em 1973 – Paris – Librairie Armand Colin).

STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Fonte: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=66

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê