Dia das Mães – chega de corações!
Os trabalhos acima, elaboração de cartões para o Dia das Mães, foram realizados com inspiração nas bandeirinhas do pintor Alfredo Volpi. A partir de alguns quadros do artista desenvolveu-se a proposta para que cada criança criasse, com as bandeirinhas previamente recortadas, o seu próprio motivo.
As crianças foram orientadas para utilizar duas cores contrastantes e tanto o triângulo quanto o pentágono recortados deveriam ser utilizados. Alguns alunos preferiam fazer trabalhos com o cartão em preto e outros em branco. A colagem era livre. Os alunos gostaram, a escola ficou satisfeita e as mães muito mais!
Neste texto propomos atividades não para estimular mais ainda o consumo entre crianças, alimentar o comércio que lucra com estas datas, nem para satisfazer administradores escolares que desejam enfeitar a escola, mas sim para que elas não simplesmente desenvolvam habilidades para interpretar o sentido da mídia, mas que tenham oportunidade para entender “os meios que elas próprias consomem e investem afetivamente” (STEINBERG & KINCHELOE, 2001, p. 23).
O ensino da Arte sempre foi polêmico nas escolas. Preconceitos e falta de reconhecimento sobre a necessidade e o valor deste ensino como fonte de conhecimento, desenvolvimento emocional e intelectual do ser humano podem levar algumas vezes a se relegar o professor de Artes a um mero realizador de tarefas em datas comemorativas na escola. Entre se recusar a participar e participar apenas por obrigação, nós podemos pensar em sugestões criativas. Que tal pensar em utilizar estas idéias para as próximas datas comemorativas?
BARBOSA, Ana Mae.Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982 (1ª. Edição em 1973 – Paris – Librairie Armand Colin).
STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Fonte: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=66
Comentários