Pular para o conteúdo principal

Dia das Mães – chega de corações! (continuação)




Dia das Mães – chega de corações!

Os trabalhos acima, elaboração de cartões para o Dia das Mães, foram realizados com inspiração nas bandeirinhas do pintor Alfredo Volpi. A partir de alguns quadros do artista desenvolveu-se a proposta para que cada criança criasse, com as bandeirinhas previamente recortadas, o seu próprio motivo.

As crianças foram orientadas para utilizar duas cores contrastantes e tanto o triângulo quanto o pentágono recortados deveriam ser utilizados. Alguns alunos preferiam fazer trabalhos com o cartão em preto e outros em branco. A colagem era livre. Os alunos gostaram, a escola ficou satisfeita e as mães muito mais!

Neste texto propomos atividades não para estimular mais ainda o consumo entre crianças, alimentar o comércio que lucra com estas datas, nem para satisfazer administradores escolares que desejam enfeitar a escola, mas sim para que elas não simplesmente desenvolvam habilidades para interpretar o sentido da mídia, mas que tenham oportunidade para entender “os meios que elas próprias consomem e investem afetivamente” (STEINBERG & KINCHELOE, 2001, p. 23).
O ensino da Arte sempre foi polêmico nas escolas. Preconceitos e falta de reconhecimento sobre a necessidade e o valor deste ensino como fonte de conhecimento, desenvolvimento emocional e intelectual do ser humano podem levar algumas vezes a se relegar o professor de Artes a um mero realizador de tarefas em datas comemorativas na escola. Entre se recusar a participar e participar apenas por obrigação, nós podemos pensar em sugestões criativas. Que tal pensar em utilizar estas idéias para as próximas datas comemorativas?

BARBOSA, Ana Mae.Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982 (1ª. Edição em 1973 – Paris – Librairie Armand Colin).

STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Fonte: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=66

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…