Teve como objetivo a realização da criação de um trabalho de experimentação artística sobre a representação das diferenças visuais das pessoas.
Cada grupo pegou seu material, forrou o chão e começou a esboçar o personagem. Sugeri que um dos alunos de cada grupo deitasse sobre o papel e os outros cobrissem ao redor do seu corpo o molde do personagem.
– Turma 6ºano A - Criando personagem II
Na aula anterior, pedi que cada um desse um nome ao personagem e uma característica visual: como um negro, uma loira, um roqueiro etc. O alunado se mostrou bastante envolvido com a atividade. Estavam adorando escolher tecidos diferentes para vestir seus personagens. Alguns (mas) fizeram combinações interessantes de cores, e cada um foi dando características pessoais ao seu personagem.
– Turma 6ºano A - Criando personagem I
Revesei-me na orientação dos grupos para auxiliá-los (as). Fui afortunada por contar com a presença de minha amiga e estagiária também da mesma escola com seu projeto, Juliana, que me ajudou a auxiliar entre um grupo e outro sobre a construção física do personagem, mas os deixando livres nas escolhas das texturas e das cores.No envolvimento com a atividade perdemos a noção do tempo, percebi que o tempo estava bastante curto e pedi que começassem a recolher os materiais. Solicitei que os que não tivessem terminado levassem para casa e trouxessem na próxima aula. Encerrei a aula lembrando-os da exposição que faríamos na aula seguinte.
-Turma 6ºano B - Criando o personagem I
No envolvimento com a atividade perdemos a noção do tempo, percebi que o tempo estava bastante curto e pedi que começassem a recolher os materiais. Solicitei que os que não tivessem terminado levassem para casa e trouxessem na próxima aula. Encerrei a aula lembrando-os da exposição que faríamos na aula seguinte.
-Turma 6ºano B - Criando o personagem II
No 6ºano “B”, iniciei a aula da mesma maneira que na turma anterior, mas como o pátio já havia sido limpo e considerando que a sala desta turma tem uma extensão maior, preferi que fizéssemos a atividade em sala de aula mesmo. Distribui os materiais e pedi que começassem a atividade forrando jornais no chão para não sujar a sala. Alguns (as) preferiram fazer sobre as carteiras, outros (as) preferiram o chão mesmo.
Eu e Juliana demos apoio aos grupos como na turma anterior, ajudando a tirar os moldes. Percebi que todos estavam envolvidos e participativos, mas havia dois alunos que tentavam atrapalhar sem participar de nenhum grupo. Chamei-os a atenção e pedi que entrassem num grupo, participando das atividades. Um deles aceitou e entrou num grupo; o outro disse que não ia participar, mas se aquietou.
Da mesma maneira que na turma anterior, pedi que me entregassem os que já haviam terminado e os demais terminassem em casa. Terminei lembrando-os de trazer os trabalhos na próxima aula e da nossa exposição.
Comentários