Pular para o conteúdo principal

6 - Contratempos: possibilitando uma avaliação


A quarta aula aconteceu no dia 09/05/07, das turmas do 6ºAno “A”, das 07h45min às 08h30min, e do 6ºAno “B”, das 08h30 às 09h15min. O tema da aula foi o seguinte: Como as diferenças visuais das pessoas são mostradas em algumas propagandas e programas de TV?

O objetivo foi identificar as diferenças visuais na representação de pessoas a partir de imagens de propagandaspubliciadade e em programas de TV.

Levei a primeira turma (6ºAno “A”) para a sala de vídeo e expliquei como seria a nossa aula. Quando inseri o CD no aparelho de DVD, as imagens não queriam abrir. O interessante foi que na aula anterior (a dos auto-retratos) utilizei o mesmo CD e funcionou normalmente. Tentei ainda por alguns minutos, mas não obtive sucesso.

Expliquei a situação e que na aula seguinte faria um esforço para passar as imagens que iríamos ver nesta aula. Recolhi os auto-retratos que pedi como atividade da aula passada. Logo após pedi que fizessem um relato sobre as aulas anteriores, dizendo o que eles (as) perceberam sobre as diferenças visuais e o que acharam das atividades.

Repeti a explicação da situação na turma seguinte (6ºAno “B”) e recolhi as atividades também, só que alguns alunos (as) ainda estavam terminando os auto-retratos na sala de aula, então os deixei terminar e pedi que fizesse o mesmo relato que pedi na turma anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê