Pular para o conteúdo principal

1- Por que trabalhar as diferenças visuais na representação de pessoas?


A escolha do tema do projeto decorreu de uma busca de tentar atender a necessidade do alunado. Queria trabalhar a partir de algo que fizesse a diferença, questionando momentos atuais e o cotidiano do alunado.

Visitando a escola que estagiei, observei algumas aulas da professora de artes da instituição, em duas turmas: 6ºAno “A” e 6ºAno “B.” As turmas mostraram-se bastante eufóricas e inquietas. Como estavam comemorando a páscoa, as aulas foram de pintura envolvendo os desenhos de coelhinho da páscoa e de símbolos da páscoa, como o pão, o círio, o vinho etc.

Percebi que o alunado não se respeitava uns aos outros, pois, estavam quase sempre xingando os colegas e, algumas vezes, até mesmo batendo. Notei também que não tinham muita noção de limites. Levantavam-se o tempo inteiro das cadeiras e tinham dificuldade de fazer silêncio e escutar. Não davam muita atenção à aula e levavam tudo na brincadeira.

Pensava em trabalhar com o tema de como a escola era mostrada nos filmes americanos. Contudo, queria fazer algo mais diversificado. A partir das observações feitas das aulas que assisti e do conteúdo de artes visuais da escola, decidi por um tema que abordasse diferenças entre as pessoas, utilizando a cultura visual como base para a atuação, mas ainda não sabia como.

Percebendo que teria que chegar a uma decisão e afunilar as idéias que por sinal eram muitas e sem um foco, decidi focar nas diferenças visuais e escolhi o tema ‘‘Ser Diferente é Normal”. A partir daí comecei a pensar como trabalharia essas diferenças visuais apoiadas em alguns princípios da cultura visual. Comecei a pesquisar mais profundamente sobre cultura visual. Descobri que o alunado pode perceber o mundo de imagens em que vivem, pois, para a cultura visual não existem ‘’receptores nem leitores, mais apenas construtores e interprétes’’ (HERNANDÉZ, 2003, 144).

Muitas vezes, não percebemos como as imagens estão presentes em nossa vida e como têm o poder de afirmar verdades. A cultura visual nos mostra imagens carregadas de informações sobre nossa cultura e sobre nosso dia-a-dia. Entende-se que ‘’as imagens carregam referências culturais que estão cognitivamente vinculadas a outras imagens e constituem uma trama conceitual entre imaginário e significado’’ (FREEDMAN, 1994). Trata-se de uma outra maneira de ensinar Artes Visuais, não só através de pinturas, mas utilizando elementos da mídia, como a televisão, a moda, a publicidade etc.

Trata-se de uma tentativa de trazer a realidade do alunado para dentro da sala de aula, questionando as verdades veiculadas nas imagens e os fazendo conhecer primeiramente o mundo em que vivem e a cultura na qual estão inseridos. Sabemos que vivemos numa sociedade de padronização do indivíduo, que interessa bastante a mídia. As pessoas acabam esquecendo seus valores e sua cultura, alienando-se ao achar que só será aceito se for igual ao modelo imposto.

A cultura é a principal maneira de desmistificar esse conceito. Por isso, a importância de se conhecer a cultura em que se está inserido e observar a presença das imagens, percebendo-se neste universo. A partir disso, percebo que a mídia já está procurando se adequar a essa diversidade, claro que para tirar proveito, mas as diferenças já começam a serem representadas nos meios de comunicação em geral.

Com relação às pesquisas que fiz sobre as diferenças visuais das pessoas nas escolas, percebi que existem educadores(as) preocupados em discutir as diferenças, não só as diferenças visuais, mas também sociais e culturais.

Os assuntos de nossa história que estudamos na escola, por exemplo, nos mostram a dominação da burguesia branca, a escravidão, a miscigenação etc. Criam, de certa forma, um cotidiano escolar marcado por mitos. A educação poderia se tornar mais significativa, abordando tais conceitos com o dia-a-dia do alunado, pois, ''a proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca a todos nós, educadores, o grande desafio de estar atentos às diferenças(...)e de buscar o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las' '(OLIVEIRA, 2001). Faz-se necessário uma outra visão porque a maioria dos(as) educadores(as) também passou por uma educação contrária ao pluralismo étnico-cultural e racial, ou seja, não tiveram uma formação que os indicasse como lidar com as diversidades na escola.

Sei que trabalhar as diferenças não é fácil, mas é necessário entender como a diversidade se manifesta e em que contexto. Principalmente, quando se trabalha com as diferenças de forma consciente e partindo do cotidiano do alunado, relacionado sempre com a cultura em que estão inseridos.

Comentários

Achei legal esse texto e como foi retratado a experiência com alunos "descontrolados"!
É legal você entender que cada um é diferente do outro. E melhor ainda é podermos compreender isso juntos... Debatendo, discutindo, etc.
Gostei!

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê