Pular para o conteúdo principal

Professora e estudantes da UNIVASF iniciam projeto inovador em Ecodesign e Indústria Criativa


O que fazer com um sábado à tarde, materiais da universidade que seriam descartados no lixo, um laboratório de Artes Visuais (Laboratório de Produção Didática em Artes Visuais - LAPDAVIS) sem estantes, armários, para os tantos materiais didáticos que conseguimos e muita criatividade e desejo de inovação no  Vale do São Francisco?

Pois bem, estas inquietações foram mote de estímulo à professora Flávia Pedrosa Vasconcelos, do Colegiado de Artes Visuais, da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, para a construção, com apoio de discentes da Licenciatura em Artes Visuais e um discente de Engenharia da Computação, do projeto Ecodesign e Artes Visuais: a indústria criativa na produção de mobiliário sustentável na universidade. 

Tem como objetivos, desta forma: construir mobiliário sustentável para o LAPDAVIS e espaços do campus UNIVASF Juazeiro à curto prazo e à longo prazo, construir mobiliário sustentável para todos os campus da UNIVASF.

O referido projeto foi aprovado com o projeto de extensão via Edital da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX da UNIVASF 2013-2014 e está cadastrado em um convênio de investigação do Grupo de Pesquisa Multi, Inter e Trans - MITA - CNPQ, coordenado pela professora Flávia, com a pesquisadora portuguesa Teresa Maria de Castro Almeida, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal e o Doutorado em Educação Artística da mesma instituição.

Segue abaixo fotos, do primeiro encontro com os discentes participantes e os materiais doados para o projeto***.

 Da esquerda para direita: Discente Voluntário Pesquisador (PIBEX) Renan Alencar, Discente Bolsista Pesquisador (PIBIC) Paulo Vinícius, DiscenteVoluntário Pesquisador (PIBEX)  Jamisson Félix, Discente Voluntária Pesquisadora (PIBEX)  Kathianne Souza e Discente Bolsista Pesquisadora (PIBEX) Ana Emídia. 

Da esquerda p/ direita:  Discente Voluntário Pesquisador (PIBEX) Danilson Vasconcelos e Jamisson Félix

 Ana Emídia e Paulo Vinícius planejando via Blender


 O nosso "baú dos tesouros" - projeto

Danilson e Jamisson aplainando as tábuas


*** Ressalta-se que o projeto procura apoio de empresas que desejem doar materiais como tintas, luvas, protetores auriculares, entre outros, necessários à produção de mobiliário com design contemporâneo. As empresas parceiras do projeto terão sua logomarca em cartazes, banners, adesivos relativos ao projeto e serão consideradas empresas que apoiam a sustentabilidade no Vale do São Francisco. O projeto terá em breve um sítio disponível no domínio virtual da UNIVASF. No momento, está sendo divulgado no blog da professora Flávia:www.flapedrosa.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…