Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sábado, 10 de novembro de 2012

PICTEÓRICOS na UNIVASF

 

 Ir, vir, devir, vivências, perspectivas,conceitos, teorias, Arte, Educação... o que tudo isso tem a ver junto?
São palavras presentes nos discursos dos trabalhos de discentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, realizados na disciplina Fundamentos do Ensino de Artes Visuais, ministrada pela professora Flávia Pedrosa Vasconcelos.

Juntos, professora e estudantes discutiram e analisaram as teorias históricas do ensino de Artes Visuais, buscando compreender como foram reproduzidas e refletidas no contexto das instituições educacionais em teorias/práticas artístico/educativas.

Como trabalho final crítico-reflexivo, cada discente se apropriou de uma teoria e leu ou releu seus aspectos conceituais em um processo poético, construindo criativamente pinturas que retratam suas experiências com estes conceitos, tornando a teoria ressignificada pela prática artística.

Estes trabalhos estarão abrindo a exposição Picteóricos, montada pelos estudantes, e orientada pela professora. Na exposição, o pictórico, referente à imagem plasmada em cor na tela, seja por meio da pintura, da colagem, da apropriação, do bricoleur, do objeto, se une à teoria, traduzindo relações próximas entre a prática artística e a prática educativa.

"Acredito que este trabalho auxilia os estudantes na transposição didática dos conteúdos analisados. Longe de copiar ideias, dialogamos sobre o que elas podem conter dentro de seu significado tangível e, por meio das Artes Visuais, neste caso, do pictórico, tornam obras que remontam um processo de pensar, criticar e refletir sobre uma ideia, unindo em uma relação de reciprocidade a Arte da Educação em uma Educação Artística agonística e emancipadora.". Expõe a professora Flávia.

A vernissage/estreia da exposição Picteóricos, na próxima Terça (13), às 19horas no Hall de entrada do Bloco de Artes da UNIVASF Juazeiro-BA.
A exposição ficará aberta para visitação das 17 às 21:00h, de segunda a sexta, até dia 30 de novembro deste ano.
Para marcar visitação de escolas e associações artístico/educativas ou grupos, favor contatar o monitor da mostra, discente Paulo Vinícius, email: pauloo_vinicius@hotmail.com e agendar com antecedência.

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO