Pular para o conteúdo principal

PICTEÓRICOS na UNIVASF

 

 Ir, vir, devir, vivências, perspectivas,conceitos, teorias, Arte, Educação... o que tudo isso tem a ver junto?
São palavras presentes nos discursos dos trabalhos de discentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, realizados na disciplina Fundamentos do Ensino de Artes Visuais, ministrada pela professora Flávia Pedrosa Vasconcelos.

Juntos, professora e estudantes discutiram e analisaram as teorias históricas do ensino de Artes Visuais, buscando compreender como foram reproduzidas e refletidas no contexto das instituições educacionais em teorias/práticas artístico/educativas.

Como trabalho final crítico-reflexivo, cada discente se apropriou de uma teoria e leu ou releu seus aspectos conceituais em um processo poético, construindo criativamente pinturas que retratam suas experiências com estes conceitos, tornando a teoria ressignificada pela prática artística.

Estes trabalhos estarão abrindo a exposição Picteóricos, montada pelos estudantes, e orientada pela professora. Na exposição, o pictórico, referente à imagem plasmada em cor na tela, seja por meio da pintura, da colagem, da apropriação, do bricoleur, do objeto, se une à teoria, traduzindo relações próximas entre a prática artística e a prática educativa.

"Acredito que este trabalho auxilia os estudantes na transposição didática dos conteúdos analisados. Longe de copiar ideias, dialogamos sobre o que elas podem conter dentro de seu significado tangível e, por meio das Artes Visuais, neste caso, do pictórico, tornam obras que remontam um processo de pensar, criticar e refletir sobre uma ideia, unindo em uma relação de reciprocidade a Arte da Educação em uma Educação Artística agonística e emancipadora.". Expõe a professora Flávia.

A vernissage/estreia da exposição Picteóricos, na próxima Terça (13), às 19horas no Hall de entrada do Bloco de Artes da UNIVASF Juazeiro-BA.
A exposição ficará aberta para visitação das 17 às 21:00h, de segunda a sexta, até dia 30 de novembro deste ano.
Para marcar visitação de escolas e associações artístico/educativas ou grupos, favor contatar o monitor da mostra, discente Paulo Vinícius, email: pauloo_vinicius@hotmail.com e agendar com antecedência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...