Pular para o conteúdo principal

Estudar Arte na França

Pessoal, posto aqui informativo acerca de estudo de Arte no exterior. O país é a França e os candidatos deverão preencher alguns requisitos. Para quem tiver interesse, no final da página há o local para acesso a um número maior de informações.
Espero que aproveitem!

02/12/2011

Rede CampusArt facilita as candidaturas para estudar arte na França

CampusArt reúne 63 instituições francesas de ensino superior, entre escolas de arte (públicas ou privadas) e universidades (todas públicas)

A plataforma de informação e candidatura online CampusArt é coordenada pela agência CampusFrance com o apoio dos Ministérios franceses da Educação, das Relações Exteriores e da Cultura.

Integram essa rede escolas de renome internacional tais como a Ecole du Louvre, Ecole des Gobelins, Mod’Art International, Escola Nacional de Belas Artes de Lyon, Université Paris Sorbonne (Paris 4), Université Panthéon-Sorbonne (Paris 1).

CampusArt propõe quase 200 formações, de graduação e pós-graduação, nos diferentes campos artísticos: teatro, artes plásticas, gestão e história da arte, música e musicologia, mediação cultural, fotografia e cinematografia, estética, moda, restauração, novas tecnologias, design, multimídia etc, atendendo aos projetos de estudos de futuros artistas profissionais e administradores de arte.

Candidaturas simultâneas e resposta antecipada

O estudante interessado deverá apresentar sua candidatura à rede CampusArt até 29 de fevereiro de 2012. Após selecionar até três entre as formações propostas, o aluno deve completar e enviar seu dossiê eletrônico. Também até essa data, o candidato faz chegar seu dossiê em papel, com os documentos solicitados, à agência CampusFrance em Paris.

Entre 7 e 30 de março, as universidades/escolas efetuarão entrevistas por telefone ou por videoconferência e farão propostas de formações aos candidatos. O candidato pode (ou não) receber uma ou mais propostas, de qualquer instituição membro da rede. Caso decida responder favoravelmente a uma das propostas, deverá comunicar sua decisão de 1 a 7 de abril. Nesse momento, é cobrada uma taxa de 150 euros a título de despesas de dossiê CampusArt.

Assim, além de submeter o dossiê do candidato simultaneamente às 63 instituições participantes, a rede CampusArt possibilita uma reposta antecipada – em março-abril – da aprovação da candidatura, dando ao estudante mais tempo para os preparativos da viagem e para candidaturas a bolsas.

Requisitos

Para utilizar a rede CampusArt, o estudante deve ter concluído no mínimo três anos de estudos superiores em arte e possuir conhecimentos de nível intermediário da língua francesa. Para as formações ligadas à criação artística, é também necessário elaborar um site pessoal, com conteúdo específicado.

Mais informações www.campusart.org




Karlene Braga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…