Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM ARTES VISUAIS: diálogos com Paul Duncun

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM ARTES VISUAIS: diálogos


Palestrante convidado: Paul Duncun


(Professor de Arte Educação na Escola de Arte e Design da Universidade de Illinois – Urbana Champaign – Estados Unidos)


Datas: 29 de Agosto a 02 de Setembro de 2011.

Local: Auditório do CCSA/UFPB

Horário: 14h30 às 17h

Promoção: Coordenação do Mestrado em Artes Visuais - UFPB/UFPE/Departamento de Artes Visuais - UFPB

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (FAV-UFG) e Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (DAV-UFPB)

Inscrições: Secretaria do Mestrado em Artes Visuais - UFPB/UFPE - 8h às 12h Fone: 3216-7653

Comentários

Elane Simões disse…
Gostaria de saber maiores detalhes: Programa completo, já que são 05 dias; se a inscrição pode ser online;se tem alguma taxa, dentre outros.
Abraços cordiais, Elane Simões (IFRN, Natal).
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Erinaldo Alves disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Erinaldo Alves disse…
Oi, Elane,

as demais postagens pretendem atender aos seus questionamentos.

Abs.

Erinaldo Alves

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…