Pular para o conteúdo principal

Nova Programação com Novo calendário do I Seminário Internacional em Artes Visuais

Seminário Internacional em Artes Visuais: diálogos

Palestrante convidado: Paul Duncun

(Professor de Arte Educação na Escola de Arte e Design da Universidade de Illinois – Urbana Champaign –
Estados Unidos)

Datas: 29 de Agosto a 01 de Setembro de 2011.

Horário: 14h30 às 17h

Local: Auditório do CCSA/UFPB


Dia 29.08.2011 -

14h - credenciamento

14h30 - Abertura oficial do seminário com autoridades

Coordenação – Prof. Dra. Lívia Marques

15h10 – Palestra de Abertura - Arte Educação como educação da cultura visual: o que é e por que agora? -Paul Duncun

16h2016h30 - Debate

16h30 - 16h50 – Pesquisa: Cor, forma e composição na pintura abstrata pré-colonial em Pernambuco (Carlos Henrique)

16h50 – 17h00 - Debate

17h – Encerramento

______

Dia 30.08.2011

14h30 – Início das Atividades – Coordenação -

Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto

14h40 – 16h - Palestra: Conceitos-chaves da cultura visual – Paul Duncun

16h -16h10 - Debate

16h10 - 16h30 – Pesquisa: Mediação cultural no cariri cearense: um estudo de caso (Ana Cláudia)

16h30 – 16h50 – Pesquisa: Ensino das Artes visuais e espaços expositivos: limites e possibilidades nas escolas publicas (Teresinha Maria)

16h50 – 17h00 - Debate

17h00 – encerramento

_____

Dia 31.08.2011

14h30 – Início das Atividades – Profa. Ms. Maria Helena Magalhães

14h40- 16h - Palestra: O desenvolvimento do modernismo e sua influência - Paul Duncun

16h-16h10 – Debate

16h10 – 16h25 - Pesquisa: Como penso/ensino artes visuais? Narrativas docentes entre Juazeiro/BA e Petrolina/PE (Flávia Pedrosa)

16h25 – 16h40 – Pesquisa: FAEB: concepções em processo no novo milênio (Adriana Aquino)

16h40 – 16h55 – Pesquisa: Em todos os desenhos coloridos vou estar... as artes visuais na Educação Infantil Municipal de João Pessoa/PB (Idália Lins)

16h55 – 17h05 Debate

17h05 – encerramento

_____

Dia 01.09.2011

14h30 – Início das Atividades – Coordenação

Profa. Dra Sônia Marques

14h40 – 15h45 - Palestra: Conceitos de cultura, capital e consumismo – Paul Duncun

15h45-15h55 – Debate

15h55-16h05 - Intervalo

16h05 – 16h50 - Palestra: abordagens da cultura visual popular – Paul Duncun

16h50 – 17h00Programação cultural

17h00 – encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê