Pular para o conteúdo principal

Nova Programação com Novo calendário do I Seminário Internacional em Artes Visuais

Seminário Internacional em Artes Visuais: diálogos

Palestrante convidado: Paul Duncun

(Professor de Arte Educação na Escola de Arte e Design da Universidade de Illinois – Urbana Champaign –
Estados Unidos)

Datas: 29 de Agosto a 01 de Setembro de 2011.

Horário: 14h30 às 17h

Local: Auditório do CCSA/UFPB


Dia 29.08.2011 -

14h - credenciamento

14h30 - Abertura oficial do seminário com autoridades

Coordenação – Prof. Dra. Lívia Marques

15h10 – Palestra de Abertura - Arte Educação como educação da cultura visual: o que é e por que agora? -Paul Duncun

16h2016h30 - Debate

16h30 - 16h50 – Pesquisa: Cor, forma e composição na pintura abstrata pré-colonial em Pernambuco (Carlos Henrique)

16h50 – 17h00 - Debate

17h – Encerramento

______

Dia 30.08.2011

14h30 – Início das Atividades – Coordenação -

Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto

14h40 – 16h - Palestra: Conceitos-chaves da cultura visual – Paul Duncun

16h -16h10 - Debate

16h10 - 16h30 – Pesquisa: Mediação cultural no cariri cearense: um estudo de caso (Ana Cláudia)

16h30 – 16h50 – Pesquisa: Ensino das Artes visuais e espaços expositivos: limites e possibilidades nas escolas publicas (Teresinha Maria)

16h50 – 17h00 - Debate

17h00 – encerramento

_____

Dia 31.08.2011

14h30 – Início das Atividades – Profa. Ms. Maria Helena Magalhães

14h40- 16h - Palestra: O desenvolvimento do modernismo e sua influência - Paul Duncun

16h-16h10 – Debate

16h10 – 16h25 - Pesquisa: Como penso/ensino artes visuais? Narrativas docentes entre Juazeiro/BA e Petrolina/PE (Flávia Pedrosa)

16h25 – 16h40 – Pesquisa: FAEB: concepções em processo no novo milênio (Adriana Aquino)

16h40 – 16h55 – Pesquisa: Em todos os desenhos coloridos vou estar... as artes visuais na Educação Infantil Municipal de João Pessoa/PB (Idália Lins)

16h55 – 17h05 Debate

17h05 – encerramento

_____

Dia 01.09.2011

14h30 – Início das Atividades – Coordenação

Profa. Dra Sônia Marques

14h40 – 15h45 - Palestra: Conceitos de cultura, capital e consumismo – Paul Duncun

15h45-15h55 – Debate

15h55-16h05 - Intervalo

16h05 – 16h50 - Palestra: abordagens da cultura visual popular – Paul Duncun

16h50 – 17h00Programação cultural

17h00 – encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…