Pular para o conteúdo principal

'Guerra de vídeos' entre alunos e UFPB repercute na mídia nacional

Da Redação
Com G1


Desde que alunos do curso de Mídias Digitais, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), decidiram lançar um vídeo no Youtube para protestar contra as obras atrasadas no prédio do seu Departamento, a situação vem ganhando espaço na mídia.

Primeiro, os alunos fizeram uma paródia do clipe "A oração", de A Banda Mais Bonita da Cidade, e veicularam o vídeo "A Banda Mais Bonita da Universidade", mostrando as obras atrasadas.

Na última sexta-feira (11), um vídeo intitulado "A Despensa Mais Bonita da Universidade" foi veiculado na conta UFPBoficial, com cenas que mostravam boa estrutura do prédio onde os alunos assistem às aulas e um laboratório com equipamentos de última geração.

Nesta segunda, o G1 publicou matéria que mostra um terceiro vídeo, desta vez uma resposta dos alunos ao vídeo veiculado pela Universidade. Confira a matéria na íntegra.



As obras no departamento do curso de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) virou alvo de uma batalha de vídeos postados na internet entre estudantes e a instituição de ensino superior. Os alunos fizeram um videoclipe paródia da música “Oração”, da Banda mais bonita da cidade, e publicaram o vídeo no YouTube para protestar contra o atraso nas obras do prédio do departamento.

A universidade rebateu na mesma moeda, com um vídeo mostrando as benfeitorias que estão em curso. Os alunos postaram nesta segunda-feira (13) novo vídeo para mostrar que o filme institucional seria uma versão "maquiada" da realidade. A reitoria nega.

“A universidade tem várias obras que estão muito atrasadas, até mais do que a do nosso curso. Então, queríamos fazer um protesto pacífico aproveitando essa vocação criativa do curso de Mídias Digitais”, explica Rennam Virginio dos Santos, de 19 anos, que aparece tocando violão no vídeo e que é um dos autores da letra da música inspirada em “Oração”.

O vídeo mostra material de obra empilhado e destaca, na música, que "tem aluno estudando na despensa" (veja vídeo no YouTube). “A gente queria divulgar, mas não imaginava que teria essa repercussão toda”, admite. Em três dias, foram mais de 150 mil visualizações.

Na quarta-feira (8), um dia após a divulgação do vídeo, a UFPB emitiu uma nota oficial informando que a licitação para a construção do bloco de Mídias Digitais ocorreu em novembro de 2009, com prazo de execução para 18 de junho de 2010. Porém, “como a empresa não cumpriu o cronograma físico-financeiro”, a instituição rescindiu o contrato e abriu novo processo. A segunda empresa contratada também não cumpriu o cronograma e houve mais uma rescisão. Atualmente, novo processo licitatório está em tramitação.

A construção do prédio de Mídias Sociais da UFPB teve orçamento aprovado de R$ 703 mil. O prazo previsto para a obra seria de 150 dias.

Mas, além de divulgar a nota, a instituição resolveu responder ao protesto dos alunos usando a mesma ferramenta, ou seja, publicando um vídeo institucional no YouTube (veja vídeo da UFPB). Na versão da UFPB, é possível ver uma sala de aula nova repleta de computadores de última geração, num ambiente limpo e muito bem cuidado.

A versão da universidade

Eduardo Teixeira de Carvalho, assessor de Comunicação da UFPB, diz que esta foi a primeira vez que a universidade publicou um vídeo no YouTube. “A gente viu que não adiantava dar resposta em meios tradicionais, porque não foi este o público que eles atingiram”, explica.

Para ele, a versão apresentada pelos alunos no primeiro vídeo “ficou muito injusta do ponto de vista da faculdade”. “O protesto, embora tenha sido muito criativo, deu uma ideia de que era terra arrasada. O provisório não significa precário”.

Para Carvalho, a ausência de um prédio próprio não inviabiliza o curso. “Estamos com um laboratório funcionando. Não temos a parte física, mas temos salas em todos os lugares da universidade, temos centro de inclusão digital”, diz. “Vivemos uma fase fantástica. (...) A universidade dobrou de tamanho em cinco anos”.

“Não reclamamos da falta de equipamentos, reclamamos da falta de estrutura”, rebate Rennam. “Em vez de reconhecer o erro, a universidade passou a tentar mudar o foco da discussão. Estamos em um prédio que não é nosso, dividimos esse prédio com os funcionários da universidade e com o curso de Medicina. Temos um laboratório com 30 iMacs e outros 30 encaixotados, com garantia correndo, porque não há espaço. São 60 alunos, mas a sala de aula acomoda bem só 40 alunos”.

O estudante diz que, embora não esteja errada a alegação de que o laboratório é moderno, seu uso é precário. “Que laboratório moderno é este? Não tem internet, não tem software profissional e tem computador empilhado”.

'Making of'

Nesta segunda-feira (13), os alunos postaram um novo vídeo com o que seria o "making of" da versão institucional divulgada pela UFPB na sexta-feira (10). Os alunos alegam que o filme oficial “maquiou” a realidade (veja o vídeo no YouTube).

O assessor de Comunicação da UFPB negou que tenha havido qualquer tipo de maquiagem. “Não houve maquiagem. A sala que eles assistem aula é aquela, o laboratório é aquele. Que há equipamento guardado, isso há”, diz Carvalho.

“Só queremos o que o curso requer para nossa formação, sem improviso. E estamos indignados com essa tentativa de distorção da universidade. Ela tem muito mais poder do que a gente. A gente só entende de ser criativo”, conclui Rennam.

fonte:


(Erinaldo Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê