Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Colóquio História e Arte - Retrato e auto-retrato/Memória e História das artes visuais‏



O Colóquio História e Arte
será promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, no período de 10 a 13 de maio de 2011.

Estão abertas as inscrições para participação no mini-curso Retrato e auto-retrato na História da Arte, ministrado por mim, e para a apresentação de trabalhos no Simpósio Temático Memória e História das Artes Visuais do Século XX, sob minha coordenação.
Seguem mais informações:

SIMPÓSIO 4:

MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS DO SÉCULO XX
NATÁLIA BARROS
Professora do Colégio de Aplicação – UFPE/ doutoranda do PPGH-UFPE
RESUMO:
O processo artístico brasileiro e a produção em artes visuais que nele se desenvolve devem ser estudados e compreendidos dentro de sua realidade cultural, havendo, neste contexto, complexidades e peculiaridades próprias. Traçar a trajetória da arte brasileira, pondo em destaque temas, problemas, movimentos e artistas é, pois, expor a diversidade dessa produção e suas fronteiras com a política, a economia, as relações internacionais e, de modo geral, com a cultura. A história, em particular a história das artes, no diálogo com a antropologia, a sociologia, a filosofia e os estudos culturais, é um campo privilegiado de debates e reflexões sobre o fazer artístico e o mundo que o produz e o recepciona. Por isso propomos esse Simpósio Temático com o objetivo de divulgar pesquisas e reflexões no campo das artes e da cultura, com ênfase no século XX, aglutinando pesquisadores e interessados de diversos campos que propiciem um conhecimento maior da produção artística desse período. Pretende-se enfocar o debate sobre o fazer artístico no Brasil, particularmente no Nordeste, discutindo conceituações e temporalidades, refletindo sobre os espaços das artes, o lugar da crítica, da curadoria, da formação do artista e do público de arte, etc. No entanto, entendendo a troca intelectual com as experiências de outros estados ou regiões como primordial na construção de uma historiografia das artes e da cultura crítica e consistente, abrimos esse espaço de debates e aprendizagens para os pesquisadores de todo o país.


MINI-CURSO 5:

RETRATO E AUTO-RETRATO NA HISTÓRIA DA ARTE

NATÁLIA BARROS - UFPE
Professora do Colégio de Aplicação da UFPE/ doutoranda em História PPGH-UFPE
RESUMO:
Retratos e auto-retratos são mais do que esquemas pictóricos, são estruturas narrativas cujos significados iconográficos são profundamente engendrados pela cultura. São práticas artísticas cuja importância vai além do seu valor estético por envolver processos psicossociais importantes, como a identidade da pessoa retratada e a elaboração de sua auto-imagem. Além disso, estabelecem uma delicada relação entre artista, cliente e público. Os artistas plásticos do século XIX traduziam na tela, no papel e na placa de gravação o interesse pelo “eu”, deles próprios ou de outrem, reforçando o interesse dos seus contemporâneos pelo chamado “apetite biográfico”. Mas, retratos e auto-retratos foram produzidos antes e depois do XIX. Quais as utilizações destes gêneros na história? Como os sujeitos se apropriaram política e economicamente desta prática artística? Que narrativas individuais e coletivas foram construídas nas pinturas de retrato e auto-retrato? Como os artistas modernos e contemporâneos (re)inventaram esta tradição artística? São estes alguns dos questionamentos que nortearão o mini-curso Retrato e auto-retrato na história da arte. A proposta é entender a emergência deste gênero e as transformações de seus sentidos e significados, enfatizando, principalmente, suas relações com a cultura burguesa nos séculos XIX e XX.

Palavras-chaves:
retrato, auto-retrato, história.

Para maiores informações : http://coloquiodehistoriaearte.blogspot.com


(Idália Lins)

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO