Pular para o conteúdo principal
CCSP lança edital para projetos de arte e educação
por Idança o 19/04/2011


O Centro Cultural São Paulo (CCSP) lança mais um oportunidade para experimentações.
Estão abertas até segunda-feira (25/04) as inscrições para o concurso Projetos de
Mediação em Arte, que selecionará até cinco projetos de arte e educação para serem
desenvolvidos ao longo do ano no molde site-specific.

O edital nasce de uma demanda pelo desenvolvimento de processos de mediação artístico-
culturais observada pelo CCSP. O objetivo é incentivar a formação de público e estimular
debates no campo da cultura e educação. Podem ser inscritos projetos nas linguagens de
artes visuais, dança, música, literatura, cinema, teatro ou projetos interdisciplinares.

O processo de inscrições está dividido em duas etapas. Primeiro, o candidato deve
preencher a ficha (disponível aqui) e enviá-la para o email
visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br. Em seguida, o proponente deve enviar cópia da mesma
ficha preenchida, da declaração assinada e dos documentos exigidos pelo edital, em cinco
vias, para o seguinte endereço:
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Divisão de Ação Cultural e Educativa (DACE)
CONCURSO 2011 - Projetos de Mediação em Arte
Rua Vergueiro 1.000
01504-000 - São Paulo - SP

O edital completo - com todos os documentos necessários, prazos de execução etc - está
disponível aqui. Para mais informações, entre em contato pelo email
editais.ccsp@gmail.com

http://idanca.net/lang/pt-br/2011/04/19/ccsp-lanca-edital-para-projetos-de-arte-e-educacao/17596


Postado por: Flávia Pedrosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…