Pular para o conteúdo principal

Blog repensando museus

Segue, divulgação feita no fórum virtual da FAEB


Caros profissionais e interessados em museus e centros culturais,




Há 3 meses criei o *BLOG* “repensando museus” cuja proposta é
problematizar questões da área museal, em particular, a interface
museu, educação e infância.



WWW.repensandomuseus.blogspot.com <http://www.repensandomuseus.blogspot.com/>



Nesse período foram mais de 4050 acessos, 63 seguidores, links em
vários sites e diversos comentários.



Em março, a ideia foi ampliada e criei o *FACEBOOK* do “repensado
museus”, com o propósito de expor mais imagens e divulgar eventos na
área da educação, da infância e da cultura em geral – do museu, em
particular –, bem como iluminar pequenos episódios que ocorrem,
liberando o blog exclusivamente para sua missão de debate e análise
mais argumentada.



www.facebook.com/pages/Repensando-Museus/203261846352987


Junto com o facebook, veio a criação do *TWITTER *– com caráter mais
dinâmico, ele traz “chamadas” para eventos e notícias do facebook e
postagens do blog.


www.twitter.com/repensandomuseu [vejam que está no singularl!]


*Não deixem de me encaminhar seus eventos para serem divulgados!*

* *

repensandomuseus@gmail.com



Essa dinâmica com as diferentes mídias digitais busca legitimar o
“repensando museus” como espaço de debates, divulgação de ideias e
produção de conhecimento, priorizando a multiplicidade de olhares
sobre o tema. O *BLOG *também foi reestruturado em seus marcadores e a
“pesquisa” foi introduzida para facilitar a localização dos museus ali
citados.**



Para que tudo isso possa continuar crescendo, por favor, *ajudem na
divulgação*: encaminhem para seus contatos, disponiblizem link em suas
páginas, tornem-se “seguidores” etc.



Obrigada!

Maria Isabel Leite

Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Arte-Educação na área de
educação museal

(Erinaldo Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…