Pular para o conteúdo principal

Novas aquisições do Arte na Escola - Pólo UFPB

1. Cláudio Tozzi (Coleção Portfolio Brasil – Artes Plásticas), 2007.

2. BARROSO, Ana Beatriz. Poética em processo 2008.

3. Intervenções: artes visuais em debate. Revista do Departamento de Artes Visuais da UFPb. Ano 2 e 3 n.2., 2009.

4. DANTAS, Luiz Elson. Desenho na sala de aula: método cacimba. Natal, RN, 2007.

5. Luiz Bargmann. Um diário para Manoel de coco., 2010 (CD)

6. A última viagem de Arkadin D’y Saint Amér: retrato do pintor Wesley Duke Lee por Cacilda Teixeira da Costa e Sérgio Zeigler. (DVD).

7. Catálogo de Exposição “O Sonho e o Tempo”, com obras da artista plástica Jô Cortez inspiradas na obra Alice no País das Maravilhas. João Pessoa.

8. Título Original: La Vita di Leonardo da Vinci - Itália 1972/Avida de Leonardo da Vinci. Atores: Philippe Leroy, Ann Odessa, Glauco Onorato, Filippo Scelzo, Mario Molli, Renzo Rossi, James Werner. Diretor: Renato Castellani. CD duplo.

9. Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola...Raimundo Martins; Irene Tourinho (Org.). Santa Maria, 2010.

10. VIS – Revista do Programa de Pós- graduação em artes da UnB. Brasília-DF: Ed. Brasil, v. 8, n. 1, jan/jun, 2009. 144p.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê