Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cartuns contam a história do ensino das artes visuais em exposição na UFPB


Na próxima quinta-feira (17), às 19h30min, será realizada a abertura da exposição “Aprendendo com Cartuns: do Ensino dos Ofícios à auto-expressão”. Acontecerá na Galeria Vão Livre – do Projeto Arte na Escola – Pólo UFPB – 1º andar da Biblioteca Central da UFPB.
Segundo o curador da exposição. Prof. Erinaldo Alves do Nascimento, “a exposição tem o objetivo de divulgar a produção dos cartuns dos estudantes da disciplina Historia do Ensino das Artes Visuais – 2009.1, da Licenciatura em Artes Visuais, da UFPB”. A disciplina é ministrada pelo próprio professor. Ele alega que “os cartuns exploram as propostas do Ensino das Artes e Ofícios, empreendido pelo jesuitismo, até as Artes Industriais, a partir da década de 1950, no Brasil”.
“A elaboração de cartuns como procedimento avaliativo decorre da tentativa de experimentar novas possibilidades de avaliação condizentes com o universo das Artes Visuais”, alega o professor. E ainda esclarece: “oferecem a oportunidade para que os estudantes possam demonstrar como aprenderam e, a um só tempo, como explorar os recursos gráficos dos cartuns e das charges”.
Os cartuns foram escolhidos por associarem critica com humor. Exploram a representação pictórica, explorando o burlesco e o caricatural, para fazer uma crítica satírica à realidade.
Erinaldo Alves

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO