Pular para o conteúdo principal

CARTA CONVITE

Em seis estados brasileiros existe a Rede de Educadores em Museus – REM, que tem como objetivo promover encontros entre educadores de museus e outras instituições afins. Além da aproximação destes profissionais, esta rede tem possibilitado a reflexão sobre a prática desenvolvida nos espaços em que eles atuam, bem como a ampliação de parcerias entre as instituições e a construção de conhecimentos sobre a educação em museus.
Por meio da Oficina Ação Educativa em Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba – IPHAEP e da Prefeitura Municipal de Campina Grande, aqui em nossa cidade, nos últimos dias 26, 27 e 28 de agosto, tivemos a oportunidade de conhecer essa proposta através da ministrante, Bárbara Hardium, que também é membro da REM no Rio de Janeiro. A professora nos fez o convite para que viéssemos a formar o grupo paraibano e compor a Rede Nacional.
Neste sentido, entendemos que esta é a oportunidade para que possamos favorecer nossas propostas de ações educativas através da busca por uma formação profissional condizente com a realidade dos museus.
Nosso primeiro encontro será no dia 06 de outubro, no Museu de Arte Assis Chateaubriand, na Avenida Floriano Peixoto, 718, centro, em Campina Grande, às 14 horas.
Assim, gostaríamos de convidá-lo para esse encontro, tão importante para a vida de cada um de nós que vivencia o privilégio de atuar como parte da sociedade que busca uma ação integrada em meio ao Patrimônio Cultural.
Agradecemos antecipadamente e aguardamos sua confirmação.

FABIANA DE ALMEIDA ARAÚJO
Pedagoga do Museu de Arte Assis Chateaubriand - MAAC
fabianagaa@hotmail.com / 3321.0199 – 8670.1742
Por Beto Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…