Pular para o conteúdo principal

Filme "Sete Vidas": assisti e recomendo




Pessoal,
assisti e recomendo que vejam o instigante filme: "Sete Vidas" (2008). É um filme que provoca várias reflexões relacionadas com a morte, a vida, o amor e a paixão veiculada em imagens.

Em Sete Vidas, Will Smith interpreta um falso agente fiscal do Imposto de Renda, Ben Thomas. Ben começa uma jornada de redenção tentando mudar a vida de sete estranhos das formas mais diferentes possíveis, motivado por um acontecimento peculiar e marcante. No processo motivado pela culpa, ele descobre a jovem Emily Posa (Rosario Dawson) que lhe relembra um lado da vida que já havia esquecido. Isso é basicamente tudo que se pode dizer, para não estragar a surpresa para quem assiste.

O diretor italiano, Gabriele Muccino, fez uma boa mescla entre poesia e lirismo para desenvolver a narrativa cinematográfica. A parceria com Smith, uma vez que já haviam trabalhado juntos em "À Procura da Felicidade", com grande sucesso, funcionou bastante. Will Smith, mais uma vez, dá um show de interpretação. Rosario Dawson, ao atuar como atriz coadjuvante, contribui significativamente para dar mais densidade ao roteiro.

O filme foge dos clichês de paixão e amor, herdados do romantismo do século dezenove e se aproxima de uma outra vertente mais próxima da visão do amor e paixão difundida pelo cristianismo. Aproxima-se, é bom ressaltar, de alguns enfoques do cristianismo e se distancia na maneira de realizar o ato. O filme vale pela densidade e pelo enfoque que dá nas relações humanas. Não desistam no início, pois o filme começa meio sem sentido, mas depois tudo se encaixa. Assistam até o final e não se arrependerão. É recomendável assistir mais de uma vez.
Em relação ao ensino das artes visuais, o filme pode ser bem aproveitado em projetos que questionam a morte, a finalidade da vida e como a paixão e o amor podem ser vistos de um outro ângulo, que são alguns temas já sugeridos neste blog.
  • Sete Vidas(Seven Pounds, 2008)
  • Direção:- Gabriele Muccino
  • Elenco:- Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Madison Pettis, Barry Pepper e Sarah Jane Morris.
  • Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, James Lassiter, Will Smith e Steve Tisch
  • Fotografia: Philippe Le Sourd
  • Trilha Sonora: Angelo Milli
  • Sinopse: Ben Thomas, um agente do Imposto de Renda com um segredo trágico, embarca numa extraordinária jornada de redenção que mudará para sempre a vida de sete estranhos.

Erinaldo Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê