Pular para o conteúdo principal

Opiniões sobre este blog postadas no meu orkut e no próprio blog:

Sou arte educadora, adorei seu blog e vou incluí-lo na minha lista de favoritos em meu blog de arte. Acredito que tudo que for relacionado ao ensino e aprendizagem de arte em nosso país tem de ser divulgado e iniciativas como essa ajudam muito.Georgette Silene aparecida de Souza. arte educadora - http://papiete.blog.terra.com.br - 26.08.2008.
Fiquei emocionada ao ler seu blog,muito bom. Você é mesmo surpreendente! A partir de agora vou visitar sempre esse espaço, bem como recomendá-lo para minhas turmas aqui na Faculdade de Artes Visuais da UFG.(Profa. Dra Leda Guimaraes).
Já ,disse uma vez e ressaltarei novamente: Seu blog de fato é tudo de bom ,eu entrei com Elvira e fiquei bobo com a qualidade dele.VC está de prarabéns! É uma importante fonte de pesquisa e de novas propostas para arte-educadores de todo o Brasil(Emanuel Guedes)
oi Erinaldo, acabei de sair do seu blog. dica q recebi por e-mail arte na escola..fiquei muito feliz e com certeza estarei voltando muitas vezes. Sou prof. de artes aqui no RS. um abraço grande e parabéns.(Neusa Favero)
Oi profº Erinaldo, legal ter colocado o site dos Tupinambás, sempre tô pesquisando no blog e tudo é interessante, inclusive indiquei para amigos lá do rio e acharam ótimo. Parece que fui a primeira a responder a pesquisa do blog.Parabéns pela iniciativa do trabalho, pela riqueza e a diversidade que contém(Selma Lessa, aluna da Licenciatura em Artes Visuais - UFPB)
Olá, Erinaldo! Parabéns pelo blog inteligente e bonito!Foi bom ficar sabendo da sua tese. Isso é fazer bom uso dessa ferramenta chamada internet.Também criei um, então somos parceiros nessa iniciativa...Dê uma olhada: http://jornaldeartes.blogspot.com/ - (Profa. Dra Nivaldete Ferreira - Departamento de Artes - UFRN)
Erinaldo, parabéns pela iniciativa do blog. Aqui tem tanto conteúdo que a gente nem sabe por onde começar. É isso mesmo, temos que aprender a compartilhar nossas idéias de forma mais contemporãnea.(Profa Dra Luciana Gruppelli Loponte - pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É vice-coordenadora do GE de Educação e Arte da ANPED)
Voltei de um breve descanso e vejo nas minhas mensagens o seu blog. Parabéns. Voce e a sua inventividade de dar água na boca.(Prof. Dr José Simões - Professor titular da Universidade de Sorocaba, diretor teatral , e professor adjunto - Faculdades de Valinhos)
Professor, que blog fantástico! Não tinha vindo ainda, mas tou supercurtindo.(Íris Helena - Aluna do curso de Licenciatura em Artes Visuais - UFPB)
Parabéns Prof. Erinaldo pelo conteúdo do seu blog , adorei a sugestão de leitura , alguns eu já conheço porque sou estudande de Pós na USP e também adoro uma boa leitura !!! (Angélica Ferreira)
Oi Erinaldo, depois de ver seu blog, começo a lembrar de vc do Departamento de Arte, pelo menos era assim que se chamava quando eu ainda estava aí. parabens pela qualidadade do blog (Maria Antônia)"
Caro Erinaldo: primeiro obrigado por divulgar aqui minhas exposições no Orkut. Segundo, parabéns pelos trabalhos de informar e educar para apreciações estéticas e de comportamentos que você vem realizando, com seriedade e dedicação, ao longo de sua substancial vida profissional. Como nos lembra a Professora-doutora norte-americana Kerry Freedman, 'a melhor prática da arte educação é fazer com que os alunos compreendem o poder de formação e transformação da cultura visual e a responsabilidade social que acompanha tal poder'. O que você tem feito para a melhoria do ensino de Artes e compreensão desse poder da cultura visual em nossa cidade (e por que não dizer no nosso país), a despeito das honrosas menções que direta e indiretamente já lhe foram feitas, merece ainda maiores reconhecimentos por parte de outras autoridades nacionais e internacionais. E certamente eles virão. Parabéns. Grande abraço. Vamos à frente". (Comentário publicado em seu blog).( Archidy Picado Filho - Artista Multimídia e Coordendador de Arte e Educação da SEDEC - PMJP)
Legal Erinaldo!!! Ainda não li tudo, só uma rápida olhada, a Idália é craque em Internet, aproveita!!! Está bacana, parabéns!!!! bjs. (Rosilda Sá - Artista Plástica e profa. do Dep. de Artes Visuais da UFPB)
Parabéns pelo blog, está bem interessante! Coloquei na minha lista dos RSS, hehe Já aceitei teu convite e é ótimo manter contato! (Ju Sampaio Campinas-SP. É mestre em Artes Visuais pelo IA/UNESP, com pesquisa sobre a relação entre Ensino de Arte e Tecnologia, onde investiga a Realidade Virtual como suporte para a Arte/Educação; Especialista em Ensino de Arte e Licenciada em Artes Plásticas, ambos pela PUC Campinas. Artista Plástica, Professora de História da Arte e Arte-Educação em cursos de Pedagogia, Propaganda & Marketing, Publicidade & Propaganda e Administração de Empresas. É ainda Editora Chefe da Revista Digital Art& ( http://www.revista.art.br), consultora em Informática Educativa e Tecnologia Educacional e Empresária).
Parabéns pelo blog, Erinaldo. e obrigado pela parceria sempre acesa. O blog é um instrumento interessante. O teu, certamente, abrirá caminhos para muita gente. Realmente, Archidy é um cabra ousado, antenado... ele sabe usar o orkut de forma produtiva (Lau Siqueira - poeta e atual presidente da FUNJOPE)

Comentários

Unknown disse…
Parabéns, vc é simplesmente sensacional, amei o seu blog. E foi amor a 1ª vista!!(rsrsr).
Brincadeiras a parte, achei super inteligente a sua criatividade em adicionar no blog idéias de "Estudo Dirigido em Arte. Tmbm sou Arte Educadora e já estava quase pirando a procura de material sobre o assunto.
Espero que continue incentivando-nos(arte educadores), com seu belíssimo trabalho. Que Deus seja sempre uma Luz na vida de todos nós Arte Educadores do mundo!!!
Um abraço.
Atenciosamente,
Sirlene Catunda.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê