Pular para o conteúdo principal

X Prêmio Arte na Escola Cidadã

Caríssimos Professores

Boa tarde!
Hoje é o lançamento da X Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, visitem o hotsite queremos ver muitas experiências educativas bacanas, inscritas!

Beijocas paulistanas...

Mirca Bonano





Atenção, professores!

De 25 de fevereiro a 27 de abril de 2009 estarão abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Professores que lecionam Arte nas redes pública e privada de ensino regular em todo o Brasil podem inscrever suas experiências educativas no endereço: www.artenaescola.org.br/premio.

Para concorrer, os trabalhos devem ter sido desenvolvidos em 2007 e 2008, nas linguagens artes visuais, teatro, dança ou música e nos seguintes níveis de ensino: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano); Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano); Ensino Médio ou Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil cada. Já as escolas onde as experiências foram realizadas serão contempladas com um computador e uma máquina fotográfica digital.

Para concorrer, acesse o regulamento no hotsite e preencha a ficha de inscrição. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por e-mail premio@artenaescola.org.br ou telefone (11) 3103- 8062. Participe!


A Arte que você ensina merece reconhecimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…