Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Projeto transforma lixo eletrônico em arte

Um grupo de artesãs do Recife dá nova forma aos objetos que jogamos fora. Por ano, são produzidos no mundo 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

Nas mãos das artesãs, discos de vinil ganham textura e colorido especial e viram relógios e porta-trecos. CDs servem para fazer calendário ou luminária e até um telefone velho foi aproveitado num quadro bem moderno.

Disquetes de computador que hoje estão ultrapassados podem ser transformados numa bolsa hight-tec. Bolsas de lona permitem entrar na moda e, ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.

A engenheira Ana Lúcia Borba aproveita matérias-primas a que muitos não dão valor para dar uma ocupação aos moradores de comunidades pobres do Recife. “A idéia é aumentar a vida útil dos produtos, fazer com que o resíduo permaneça por mais tempo”, explica.

O trabalho com recicláveis garante ocupação numa região onde o desemprego é um pesadelo comum. A artesã Márcia Teixeira esta contente: “Agora está ótimo. A gente fez o curso e agora a está ganhando com isso”,

Com o trabalho, as mulheres da comunidade têm três conquistas para comemorar: elas ajudam a melhorar a renda da família, cuidam do meio-ambiente e participam de uma organização que as fortalece como cidadãs.

Conscientes e criativas, as mulheres fazem pulseiras coloridas com garrafas pet e colares de lacres de latinhas. Para entrar no clima do natal, a novidade é uma árvore feita com dezenas de garrafinhas que iriam para o lixo.


Disponível em : http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL861040-16022,00-PROJETO+TRANSFORMA+LIXO+ELETRONICO+EM+ARTE.html


Karlene Braga

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO