Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Conventinho vai abrigar biblioteca

PATRIMÔNIO Obras de restauração do Convento Franciscano São Frei Pedro Gonçalves ficam prontas até abril]

Fernanda Medeiros
fernandamedeiros.pb@diariosassociados.com.br

O Centro Histórico aos poucos vai ganhando cores e sendo reabitado com a restauração dos prédios antigos. Até o mês de abril do próximo ano, a população vai receber, totalmente recuperado, o convento franciscano São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como “Conventinho”. A obra que teve início em julho deste ano está orçada em R$ 1,4 milhões. Quando estiver concluído, o “Conventinho” abrigará a Biblioteca Pública e a Casa do Ensino das Artes. O prédio está localizado próximo à Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, Hotel Globo e Fábrica de Vinho Tito Silva.

“A Comissão do Centro Histórico está acompanhando as obras de restauração para que as características originais da edificação sejam mantidas. Até agora, metade da obra está concluída”, enfatizou Sônia Gonzáles, presidente da Comissão do Centro Histórico.

Contribuição

Para Gonzáles, a conclusão da obra do “Conventinho”, que é da primeira metade do século XX, representará uma verdadeira “alavancada no processo de revitalização do Centro Histórico”. Ela chama a atenção que uma edificação que tem cerca de quatro mil metros quadrados servindo para abrigar uma Biblioteca, movimentando muito o espaço que antes estava ocioso, será uma valiosa contribuição à população.

A Comissão do Centro Histórico registrou que o prédio antes estava muito danificado. No local havia problemas de infiltração, pragas e até invasão de pessoas, que ajudavam a destruir ainda mais o prédio. As cobertas que também apresentavam desgastes estão praticamente prontas. O madeiramento e as telhas foram renovados.

Atualmente, a equipe que trabalha na obra está fazendo a recuperação das esquadrias, portas e janelas, além da instalação hidro-sanitária. O próximo passo será a intervenção na área externa, nas calçadas, rampas, estacionamento e jardins. Por fim, será elaborado projeto elétrico, a parte de iluminação e climatização de ambientes.

SAIBA MAIS

Todo o trabalho, além de ser fiscalizado pela Comissão do Centro Histórico, está sendo orientado pela coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais do Município de João Pessoa (Probech-JP) e uma engenheira do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A verba destinada à recuperação do Conventinho é da Prefeitura de João Pessoa.


Disponível em : http://jornal.onorte.com.br/quarta/cidades/#2


Karlene Braga

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO