Pular para o conteúdo principal

80 ANOS DO MICKEY MOUSE



da Efe, em Los Angeles

Pode ser que Mickey Mouse não envelheça, mas sua carteira de identidade assegura que hoje ele completa 80 anos de uma vida dedicada a arrancar sorrisos entre as crianças.

Esse pequeno roedor, grande apreciador do calção vermelho, sapatos amarelos e luvas brancas, com um eterno sorriso estampado no rosto é o grande personagem da Disney. Apareceu pela primeira vez nos cinemas em Nova York, onde foi exibido o curta-metragem "Steamboat Willie", em 18 de novembro de 1928.

No filme, Mickey aparecia a bordo de um barco a vapor comandado pelo malvado capitão Pete Pata de Palo, que o obrigava a descascar batatas enquanto descobria o gosto do rato pela música. Essa foi a primeira história da qual Mickey fez parte, ainda que não seja o registro oficial de sua estréia.

Na época, ele era caracterizado com olhos representados por dois pontos negros, suas orelhas eram longas, e não redondas, e sua pele era branca ao invés de rosa, cor que foi adquirir em 1935.

O rato mais famoso do mundo, que originalmente era dublado pelo próprio Walt Disney, é um ícone da cultura norte-americana e representa a imagem de uma das maiores potências do cinema mundial. O personagem já apareceu em dezenas de filmes, como "Fantasia", de 1940, além de curtas-metragens e especiais para a televisão. Em muitos desses trabalhos Mickey aparece acompanhado de sua mulher, Minnie, e sua turma de amigos, formada por Pateta, Pato Donald e seu mascote, Pluto.

Nascido casualmente

A criação de Mickey foi fruto de uma casualidade, já que o primeiro personagem da Disney deveria ser o coelho Oswald que, por questões legais, acabou se transformando em um rato. Com um esboço de Oswald em mente, Walt Disney, junto com o animador Ub Iwerks, desenvolveu a idéia que deu forma ao roedor. E foi Iwerks quem batizou o personagem.

O criador Walt Disney com um rascunho de seu famoso personagem, o rato Mickey Mouse


Batizado inicialmente como Mortimer, foi idéia da esposa de Walt Disney, Lilly, trocar o nome para algo mais familiar, como Mickey, nome que iria imortalizá-lo. Em 1932, a Academia de Hollywood premiou a Disney com um Oscar pela criação do personagem.

Durante os anos, Mickey se transformou no primeiro personagem animado a ganhar uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, em comemoração aos seus 50 anos.

O personagem continua bastante ativo na televisão, onde apareceu dublado por Jim MacDonald (entre 1947 e 1977) e por Wayne Allwine (desde 1977 até hoje). Curiosamente, Allwine é casado com Russi Taylor, que faz a atual voz de Minnie Mouse.

Mickey continua aparecendo na televisão na série "A Casa do Mickey Mouse", exibida pelo canal pago Disney Channel. [...]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê