Pular para o conteúdo principal

80 ANOS DO MICKEY MOUSE



da Efe, em Los Angeles

Pode ser que Mickey Mouse não envelheça, mas sua carteira de identidade assegura que hoje ele completa 80 anos de uma vida dedicada a arrancar sorrisos entre as crianças.

Esse pequeno roedor, grande apreciador do calção vermelho, sapatos amarelos e luvas brancas, com um eterno sorriso estampado no rosto é o grande personagem da Disney. Apareceu pela primeira vez nos cinemas em Nova York, onde foi exibido o curta-metragem "Steamboat Willie", em 18 de novembro de 1928.

No filme, Mickey aparecia a bordo de um barco a vapor comandado pelo malvado capitão Pete Pata de Palo, que o obrigava a descascar batatas enquanto descobria o gosto do rato pela música. Essa foi a primeira história da qual Mickey fez parte, ainda que não seja o registro oficial de sua estréia.

Na época, ele era caracterizado com olhos representados por dois pontos negros, suas orelhas eram longas, e não redondas, e sua pele era branca ao invés de rosa, cor que foi adquirir em 1935.

O rato mais famoso do mundo, que originalmente era dublado pelo próprio Walt Disney, é um ícone da cultura norte-americana e representa a imagem de uma das maiores potências do cinema mundial. O personagem já apareceu em dezenas de filmes, como "Fantasia", de 1940, além de curtas-metragens e especiais para a televisão. Em muitos desses trabalhos Mickey aparece acompanhado de sua mulher, Minnie, e sua turma de amigos, formada por Pateta, Pato Donald e seu mascote, Pluto.

Nascido casualmente

A criação de Mickey foi fruto de uma casualidade, já que o primeiro personagem da Disney deveria ser o coelho Oswald que, por questões legais, acabou se transformando em um rato. Com um esboço de Oswald em mente, Walt Disney, junto com o animador Ub Iwerks, desenvolveu a idéia que deu forma ao roedor. E foi Iwerks quem batizou o personagem.

O criador Walt Disney com um rascunho de seu famoso personagem, o rato Mickey Mouse


Batizado inicialmente como Mortimer, foi idéia da esposa de Walt Disney, Lilly, trocar o nome para algo mais familiar, como Mickey, nome que iria imortalizá-lo. Em 1932, a Academia de Hollywood premiou a Disney com um Oscar pela criação do personagem.

Durante os anos, Mickey se transformou no primeiro personagem animado a ganhar uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, em comemoração aos seus 50 anos.

O personagem continua bastante ativo na televisão, onde apareceu dublado por Jim MacDonald (entre 1947 e 1977) e por Wayne Allwine (desde 1977 até hoje). Curiosamente, Allwine é casado com Russi Taylor, que faz a atual voz de Minnie Mouse.

Mickey continua aparecendo na televisão na série "A Casa do Mickey Mouse", exibida pelo canal pago Disney Channel. [...]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…