Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sábado, 18 de outubro de 2008

PICASSO E OS MESTRES...

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil



O Museu do Grand Palais, em Paris, abriga uma exposição que reúne obras do artista plástico Pablo Picasso e de outros grandes nomes da pintura que inspiraram o gênio espanhol, como Manet, Cézanne, Van Gogh, Vélazquez, Rembrandt e Goya.

Picasso e os mestres reúne 210 obras realizadas entre o século 16 e 1971, pertencentes a grandes museus internacionais e coleções particulares.

A mostra é considerada um dos maiores eventos culturais deste ano na França porque representa uma rara oportunidade para ver, reunidos em único local, quadros de Picasso ao lado de obras-primas da pintura ocidental. [...]

Picasso e os mestres reúne obras do mestre espanhol inspiradas em quadros famosos. Na foto, a versão de Picasso (dir) para o quadro A Infanta Margarita, de Vélazquez.

O quadro Madame Moitessier (esq), feito por Ingres em 1856 serviu de inspiração para a obra Grande nu no sofá vermelho (dir) que Picasso produziu em 1929.

A obra Maya Desnuda, de Goya (acima) inspirou Picasso a pintar Nu deitado brincando com um gato. Na mostra, o quadro de Goya estará ao lado da obra Olympia, de Monet, pela 1ª vez na história.


A exposição apresenta a inspiração e o confronto da obra de Picasso com a de outros grandes mestres da pintura. Acima, a obra Um Matador, de Manet, e a versão de Picasso.


Acima, a obra de Picasso (dir) e o quadro de El Greco (esq) que o inspirou. A mostra Picasso e os mestres fica em cartaz no Grand Palais, em Paris, até 2 de fevereiro de 2009.


Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO