Pular para o conteúdo principal

PICASSO E OS MESTRES...

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil



O Museu do Grand Palais, em Paris, abriga uma exposição que reúne obras do artista plástico Pablo Picasso e de outros grandes nomes da pintura que inspiraram o gênio espanhol, como Manet, Cézanne, Van Gogh, Vélazquez, Rembrandt e Goya.

Picasso e os mestres reúne 210 obras realizadas entre o século 16 e 1971, pertencentes a grandes museus internacionais e coleções particulares.

A mostra é considerada um dos maiores eventos culturais deste ano na França porque representa uma rara oportunidade para ver, reunidos em único local, quadros de Picasso ao lado de obras-primas da pintura ocidental. [...]

Picasso e os mestres reúne obras do mestre espanhol inspiradas em quadros famosos. Na foto, a versão de Picasso (dir) para o quadro A Infanta Margarita, de Vélazquez.

O quadro Madame Moitessier (esq), feito por Ingres em 1856 serviu de inspiração para a obra Grande nu no sofá vermelho (dir) que Picasso produziu em 1929.

A obra Maya Desnuda, de Goya (acima) inspirou Picasso a pintar Nu deitado brincando com um gato. Na mostra, o quadro de Goya estará ao lado da obra Olympia, de Monet, pela 1ª vez na história.


A exposição apresenta a inspiração e o confronto da obra de Picasso com a de outros grandes mestres da pintura. Acima, a obra Um Matador, de Manet, e a versão de Picasso.


Acima, a obra de Picasso (dir) e o quadro de El Greco (esq) que o inspirou. A mostra Picasso e os mestres fica em cartaz no Grand Palais, em Paris, até 2 de fevereiro de 2009.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…