Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cartunista reclama a paternidade de Bob Esponja

Bob Spongee: seria ele o "pai" do herói da TV? (Foto: Reprodução)

Criador do desconhecido Bob Spongee pediu US$ 1,6 bilhão à Nickelodeon. Ele afirma que inventou seu personagem em 1991.


O cartunista americano Troy Walker está acusando os criadores do desenho "Bob Esponja" de plágio. Ele alega que, em 1991, criou um personagem de quadrinhos chamado Bob Spongee, que consistia em uma esponja de cozinha com olhos, boca, nariz, braços, pernas e... personalidade.

A informação foi revelada pelo site Inside Bay Area, especializado em notícias da região de São Francisco, na Califórnia (EUA). Segundo a reportagem, Walker teria ficado sabendo do personagem do desenho da Nickelodeon em 2002 e tentado entrar em um acordo com os advogados da empresa.

Ainda segundo o site, não houve acordo e, agora, o cartunista teria entrado com um processo contra a Nickelodeon, a Viacom, os estúdios Paramount e Stephen Hillenburg, criador do Bob Esponja da TV. Para divulgar o seu Bob Spongee, o cartunista revela que produziu em 1992 uma série de 1.000 bonecos feitos de esponjas de cozinha com os olhinhos pregados e as feições desenhadas a mão.

O souvenir, segundo ele, foi divulgado em todos os Estados Unidos e possivelmente teria inspirado o nascimento de Bob Esponja, que estreou na televisão em 1999.

Outra coincidência apontada por Walker se refere a um suposto anúncio para vender os seus bonecos, que teria carregado o slogan "Sponge for hire" (Esponja à procura de emprego). Nome este que também já foi utilizado para batizar um dos episódios do desenho "Bob Esponja".

"É mais do que irônico que duas esponjas da classe trabalhadora tenham o nome de Bob", afirma Walker na ação, em que pede US$ 1,6 bilhão de indenização. Nota do porta-voz da Nickelodeon divulgada pelo Inside Bay Area afirmou que a acusação "não tem fundamentos".

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL10785-7084,00-CARTUNISTA+RECLAMA+A+PATERNIDADE+DE+BOB+ESPONJA.html

(Erinaldo Alves)

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO