Pular para o conteúdo principal

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

  • A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

  • É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

  • O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

  • Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

  • Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fotos, que são duplicadas na hora da edição.

  • Com tudo gravado, é feita a edição de som e de vídeo e a finalização, como em qualquer animação.




  • Saiba como são feitos os filmes com bonecos de massinha:

    Todo mundo já brincou de massinha um dia. É gostoso fazer bonecos, bichos e objetos. Mais gostoso ainda é ver eles criarem vida. Como? Basta tirar uma série de fotos e exibi-las em seqüência.

    Na verdade, essa é uma simplificação do processo. Fazer filmes com bonecos de massinha é um verdadeiro desafio. "É preciso ter muita paciência e dedicação", diz César Cabral, animador da Coala Filmes. Para filmar um segundo de animação é preciso um dia inteiro de trabalho.

    Por dentro da coisa

    Um filme é feito de fotos tiradas na seqüência e exibidas rapidamente, criando a impressão de movimento. Para que este movimento seja contínuo e "sem pulos", é preciso fazer 24 fotos (quadros) para cada segundo de filme.

    Na animação de massinha, cada quadro engloba vários movimentos: um boneco mexe o braço, uma nuvem se move ao fundo e o vento balança as folhas de uma árvore, por exemplo. É preciso fazer cada um desses movimentos milimetricamente, ajeitando o cenário e a iluminação para que tudo saia perfeito em cada uma das 24 fotos.

    "No meu primeiro filme com bonecos, parecia que eu tinha gravado horas. Na hora de assistir, vi que só tinha dado pouco mais de um segundo. Foi uma decepção!" lembra-se César Cabral.

    De mentirinha?

    Além de muita paciência, a animação de massinha precisa de tudo que um filme normal tem: atores (bonecos), cenários, iluminação, figurino... Tudo isso tem de ser pensado como se fosse de verdade.

    A construção do boneco é trabalhosa. Na Coala Filmes, os "atores" são feitos pelo modelista Olyntho Tahara. "Antes de começar a construir o boneco, você precisa pensar no que ele vai fazer no filme: se ele pisca os olhos, corre, mexe os braços ou abre a boca", conta Olyntho. Um boneco que só aparece sentado, por exemplo, não precisa ter as pernas móveis, mas tem de mexer a cabeça, o pescoço e os braços com perfeição.

    Apesar de serem conhecidos como bonecos de massinha, eles são feitos de borracha! Geralmente, são utilizados dois materiais: a plastilina (massinha) e a borracha látex. "A plastilina é mais trabalhosa, porque precisa ser modelada antes de cada quadro e se deforma e se suja mais facilmente", explica Olyntho. "Por isso, usamos mais a borracha látex e deixamos a plastilina para áreas mais detalhadas, como o rosto", completa.

    Depois de construir tudo e animar os bonecos, o processo é o mesmo dos filmes convencionais: fazer trilha sonora e efeitos especiais, editar e finalizar a animação. Dá um trabalhão, mas vale a pena. Quem quiser tirar a prova pode assistir às animações preferidas do animador César Cabral: ''A fuga das galinhas" e "O Estranho Mundo de Jack".




    Faça você mesmo: seja animador:


    Se você tem uma câmera digital e um computador, pode fazer sua própria animação com bonecos tirando fotos e exibindo-as em seqüência.

    Você pode usar bonecos que já possui ou modelar seus atores com massinha. Depois, é só fazer o movimento que quiser e tirar fotos de cada etapa dele. Quanto mais fotos você tirar e quanto mais detalhado for o movimento (mexendo só um pouquinho de cada vez), melhor. Lembre-se: é preciso tirar pelo menos 24 fotos para cada segundo do filme.

    Quem pensa em levar a sério essa história precisa correr atrás de tudo sozinho. No Brasil, não existem cursos específicos sobre a técnica "stop motion", utilizada na animação com bonecos. "Mas é muito fácil conseguir informações na internet", diz César Cabral, da produtora Coala Filmes.

    César dá outras dicas: fazer cursos de outros estilos de animação é uma boa, para ficar craque no assunto. Também é importante aprender desenho e modelagem para saber criar os bonecos e o cenário. Cursos de cinema ajudam porque ensinam a fazer roteiro, iluminação, filmagem e edição, entre outras técnicas.

    E é preciso gostar muito do que faz. "Quando comecei meu primeiro filme, havia dez pessoas na equipe. No fim da produção, só restamos eu e o fotógrafo", lembra César Cabral




    Fonte:

    http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2314u187.jhtm
    http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2314u186.jhtm
    http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2314u188.jhtm



    (Idália Lins)

    Comentários

    Anônimo disse…
    faz algum tempo que tenho vontade de aprender fazer animações com bonecos sempre trabalhei com modelagem mais só que em biscuit,tenho algumas idéias já possuo alguns personagem em minha cabeça mais queria colocar em pratica e queria saber qual é ao certo a massa que é usada para confecção dos bonecos,se alguem puder me ajudar ficarei agradescido!muito obrigado foi muito boa essa máteria!meu email é xande_galera@hotmail.com,
    Anônimo disse…
    Adorei ter encontrado este site, pois fiz um curso rápido de animação de bonecos a segunda feira vou tentar fazer com meus alunos, amei as orientações.
    E gostaria de dizer que há muito tempo atras fiz um curso de bonecos de fantoche com o Erinal no SESC de Nova Friburgo , meu filho era pequeno , devia ter uns 9 anos, hoje ele tem 32 e é um disigner.
    erinaldo quem sabe vc não teve parte nisso...Bjs Rose Borges - Friburgo
    Anônimo disse…
    Parabéns pelo tutorial.
    A AltF1 www.altf1.com.br está vendendo plastilina profissional com várias cores para Stop-motion

    Abs.
    Anônimo disse…
    OK: ESSE TRABALHO DO QUAL EU ACABEI DE LER E POR SINAL LI TUDO, E ACHEI OTIMO POIS SOU DESENHISTA E UM DOS MEUS MAIORES SONHOS É DE UM DIA FAZER UM FILME DESSE, POIS MINHA CRIATIVIDADE É QUASE SOBRE NATURAL, SOU TATUADOR MAS O Q EU REALMENTE GOSTO É DESENHAR E PRETENDO FAZER TAMBEM UM BOM JOGO BEM DIFERENTE MAS COM OS MELHORES EFEITOS AMERICANO E VOLTANDO AO ASSUNTO PRINCIPAL VC,S ESTÃO DE PARABÉNS POIS TER LIDO CADA HISTÓRIA OU CADA EPISÓDIO DESSE TESTO, FOI MAIS DO Q ESPECIAL PARA MIM E GOSTARIA MUITO DE COMO VC,S NO IMEDIATO PODERÃO ME AJUDAR A APLICAR LOGO AS MINHA IDEIAS PARA FAZER.... O MEU E-MAIL É mille.coihothe.lobo@hotmail.com
    Anônimo disse…
    Parabens pela explicacao que foi simples e completa , ou seja, extremamente facil de entender.
    Anônimo disse…
    http://www.youtube.com/watch?v=_n-7gIDPzhw
    Eu fiz uma!
    andre luiz dos santos disse…
    faço alguns bonecos de biscuit queria dar vida a eles
    andre luiz dos santos disse…
    alguem tem outrs meios de explicaçao
    Lucas Santos disse…
    Muito bom gostei bastante.
    Eu fiz dois videos e nos dois tem um pouco de Stop Motion
    Veja:

    CircoMix(abertura) http://www.youtube.com/watch?v=7Fu3fSgA2HU

    CircoMix(Encerramento) http://www.youtube.com/watch?v=vxPFDqRbqAI

    Postagens mais visitadas deste blog

    RCNEI - Resumo Artes Visuais

    Introdução:

    As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
    As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
    Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

    Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
    Idéias e práticas correntes.

    A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
    Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

    Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

    "Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
    Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
    Ana afirma que até a décad…