Pular para o conteúdo principal

Bolsas da Unesco para jovens artistas

Recebi este material de divugação pela ANPAP e socializo com vocês....

Jovens artistas do Brasil,

As bolsas da UNESCO/Aschberg são muito generosas. Incluem transporteaéreo,atelier, apartamento e apoio logístico (e às vezes financeiro) para jovensartistas durante dois meses em diversas residências para artistas no mundointeiro. Em 2009, a UNESCO/Aschberg concederão bolsas em três áreas:literatura, música e artes visuais. Para brasileiros, há bolsas para:

  • Sanskriti - India - artes visuais
  • CAMAC - França - literatura e artes visuais
  • Bourges - França - música
  • Djerassi - California, EUA - artes visuais e música
  • VCCA - Virginia, EUA - música

Não há taxa de inscrição. As datas para a entrega de inscrições variam de 1de outubro até o 15 de novembro de 2008. Encontrará maiores informações arespeito de cada residência a partir do site http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=zT%2BQEaQrZDh/iU/OO%2Bg0PF6mcR2l9avE8Y1fiw5SP7Vp75PL7rb/zQ%3D%3D&Link=http%3A//www.unesco.org/culture/aschberg .

O Instituto Sacatar também oferece bolsas através do programaUNESCO/Aschberg, mas infelizmente não para brasileiros. Receberemos inscrições para artistas de toda nacionalidade, inclusive brasileira, e de toda faixa etária até o dia10 de abril de 2009. Maiores informações no http://www.sacatar.org/.

Poucos artistas brasileiros aproveitam das bolsas da UNESCO/Aschberg. Sejaum deles! Boa sorte.

A equipe do Instituto Sacatar

Itaparica, Bahia, Brasil

http://www.sacatar.org/

(Erinaldo Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…