Pular para o conteúdo principal

Animação em sala de aula!

O Cinema é uma otima abordagem para ser utilizada em sala de aula.Baseado na origem do cinema surgiram algumas propostas de trabalhos explorando o desenho em movimento, a fotografia em sequência e o vídeo, que veremos aos poucos por aqui:

Animação

Com algumas ferramentas simples como: paciência, máquina fotográfica digital, computador, alguns brinquedos ou bonecos modelados e muita criatividade; alunos das turmas dos 1º Anos do ensino médio da escola Sesquicentenário, construiram vídeos de animação como o Stop Motion (animação com massinha) nas aulas de arte com o processo da fotografia em sequência do movimento, dando vida a tudo que quisessem...

Alguns vídeos:




''O desabrochar da Rosa''

Camilla / Clayton / Helenise / Izabele / Kerollyne / Priscila - 1º C




''Sementes Loucas''

Aniele Andrade / Anna Helena / Bruna Caroline / Cínara Honório / Gabriela Honório - 1º A



''O assalto''

Bianca Trentin / Bárbara / Palloma / Lennon / Jhulien - 1º D


*Os vídeos foram produzidos pelos alunos(as) da escola Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, com alunos dos 1º anos do ensino médio, onde atuo como professora de Artes Visuais com a parceria do assessor Erinaldo Alves, os mesmos vídeos foram editados com o programa Windows Movie Maker, programa super fácil de ser utilizado e encontrado em qualquer computador que tenha o Windows.Outros trabalhos ainda serão expostos por aqui!Aguardem!


(Idália Lins)

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns, Idália, pela excelente postagem e pelos vídeos de animaçao produzidos pelos alunos. Um exemplo de posssibilidades muito ricas. O blog é muito enriquecido com sua participaçao.
Só senti falta de inserir nos créditos o nome da escola.
Este vìdeos demonstram o quanto você vem articulando muito bem o que discutimos na assessoria. Estou orgulhoso de ser parceiro nos sonhos e projetos...
Mais uma vez, Parabéns!!!!

Erinaldo Alves
Anônimo disse…
Olá Idália,
Adorei os trabalhos dos seus alunos!excelente idéia, com certeza vou usar com os meus.Parabéns!
abraços
Anônimo disse…
Gostei dos trabalhos, percebo que você se dedicou assim como seus alunos para executar os trabalhos. Aliás, parece fácil e eu sei que não é, toma tempo e paciência. Parabéns.

Paulo Marchetti
Obrigada pelos comentários!!!Fico feliz em ter feito este trabalho com meus alunos, pois se encaramos com vontade nada se torna tão difícil!Além do mais é uma opção bem mais envolvente de se trabalhar o cinema em sala de aula!

Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê