Pular para o conteúdo principal

AGENDA ACOMPANHAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

A seguir apresentamos o calendário do acompanhamento didático-pedagógico da Formação Continuada em Artes Visuais da Rede Municipal de João Pessoa.
O objetivo é visitar as instituições de ensino da rede municipal de João Pessoa, previamente agendadas, para assessorar o planejamento e apoiar, inclusive com ministração de aulas conjuntas, o professorado da rede municipal na execução de suas atividades de ensino a partir das provocações dos cursos ministrados na Formação Continuada em Artes Visuais.

MESES SETEMBRO/OUTUBRO

  • 12/09 - 9 h
Professor(a) - Adriana
Local da visita: Arte na Escola (UFPB)

  • 14/09 - 14 h
Professor(a) - Cleonete
Local da visita: Escola Dumerval Trigueiro Mendes - Rua: 14 de Julho, n.º891 - Rangel - 3218-9368/ 3223-1795

  • 15/09 - 15h

Professor(a) - Edinalda
Local da visita: Escola Municipa Oscar de Castro - Rua: Lima Filho, n.º 147 - Cruz das Armas - 3215-6130

  • 19/09 - 14 h


Professoras: Saly e Guadalupe
Local da visita: Escola Lyons Tambaú - Rua: Francisco F. Sousa, n.º 31 - Água Fria - 3218-9361/ 3255-1516

  • 24/09 - 14:30 h


Professor(a) : Cleide
Local da visita: João Monteiro da Franca - R.Maria José do Amaral, 43 - Conj. José Vieira Diniz - 3255-3281/ 3218-9400

  • 24/09- 9 h

Professor(a) : Solange
Local da visita: João Santa Cruz - Rua: Des. Santo Stanslau, n.º 460 - Bairro dos Novais3233-9926

  • 10/10 - 14:30


Professor(a) : Denise
Local da visita: Olívio Ribeiro Campos - Rua: Esmeraldo G. Vieira, n.º 195 - Bancários - 3218-9358.

(Erinaldo Alves, Getúlio Martins e Sicilia Calado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê