Pular para o conteúdo principal

Formação continuada em Artes Visuais: programação na rede municipal de João Pessoa

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTES VISUAIS

PROGRAMAÇÃO GERAL

Curso 1 - Definições conceituais, estruturais e metodológicas do ensino das artes visuais no contexto do ensino fundamental

Data: 09/05/2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Anexo (Av. Epitácio Pessoa)
· Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
· Carga horária de cada curso: 4h
· Objetivos:
· Discutir o papel do professor de artes visuais e as principais concepções do ensino de artes visuais na atualidade;
· Desenvolver uma reflexão acerca da realidade escolar no ensino fundamental, tendo em vista os objetivos e as perspectivas para as ações educativas na área de artes visuais;
· Relacionar e compreender conteúdos fundamentais em artes visuais que se articulam com os primeiros anos do ensino fundamental, a partir da relação entre grafismo no desenho infantil e na escrita;
· Proporcionar a experimentação do trabalho gráfico, desenvolvendo atividades que exploram as possibilidades da linha e do grafismo.

Curso 2 - Ensinando Artes Visuais para Crianças: relações entre o desenho infantil e a alfabetização

Data: 06.06.2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Anexo (Av. Epitácio Pessoa)
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga horária de cada curso: 4h
Objetivos: discutir, de maneira reflexiva e participativa, os principais princípios e possibilidades do ensino das artes visuais com crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, articulando o desenho infantil e a alfabetização;

Curso 3 - Ensinando Artes Visuais para Crianças – trabalhando com ilustração e a interpretação de imagens a partir da obra de José Lins do Rego.

Data: 08.08.2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Anexo (Av. Epitácio Pessoa)
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga Horária de cada curso: 4h
Objetivos: vivenciar e discutir propostas para o ensino das artes visuais com crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, focada na ampliação e desenvolvimento do desenho da criança em torno da ilustração e interpretação de imagens, a partir da obra de José Lins.

Curso 4. Ensinando Artes Visuais para Adolescentes: arte e diversidade cultural.

Data: 05.09.2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Av. Beira Rio
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga Horária de cada curso: 4h
· Objetivo Geral: Refletir, propor e elaborar possibilidades do ensino das artes visuais para adolescentes, tendo como referência a diversidade cultural e artística contextualizada com o universo infanto-juvenil.

Curso complementar - Construindo animações (desdobramentos do videogames)
Data: 26.09.2008
Horário: 8h
Local: NAC
Objetivo: conceber e exercutar pequenos filmes de animação com os personagens criados a partir da Toy Arte, relacionando com o universo dos games.

Curso 5 - Ensinando Artes Visuais para Adolescentes

Data: 10.10.2008 (prorrogado para 17.10.2008)
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Av. Beira Rio
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga Horária de cada curso: 4h
Objetivo: analisar a diversidade de imagens das mídias eletrônicas (videogame, Internet, etc.), e discutir as potencialidades pedagógicas dessas imagens no ensino das artes visuais para adolescentes.

Curso 6- Ensinando Artes Visuais para Adultos

Data: 07.11.2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Av. Beira Rio
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga Horária de cada curso: 4h
Objetivos: vivenciar e discutir propostas para o ensino das artes visuais com adultos, focadasna ampliação e desenvolvimento processos de conhecimento, criação e produção artística em torno de uma temática apontada pelos professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê