Pular para o conteúdo principal

Formação continuada em Artes Visuais: programação na rede municipal de João Pessoa

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTES VISUAIS

PROGRAMAÇÃO GERAL

Curso 1 - Definições conceituais, estruturais e metodológicas do ensino das artes visuais no contexto do ensino fundamental

Data: 09/05/2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Anexo (Av. Epitácio Pessoa)
· Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
· Carga horária de cada curso: 4h
· Objetivos:
· Discutir o papel do professor de artes visuais e as principais concepções do ensino de artes visuais na atualidade;
· Desenvolver uma reflexão acerca da realidade escolar no ensino fundamental, tendo em vista os objetivos e as perspectivas para as ações educativas na área de artes visuais;
· Relacionar e compreender conteúdos fundamentais em artes visuais que se articulam com os primeiros anos do ensino fundamental, a partir da relação entre grafismo no desenho infantil e na escrita;
· Proporcionar a experimentação do trabalho gráfico, desenvolvendo atividades que exploram as possibilidades da linha e do grafismo.

Curso 2 - Ensinando Artes Visuais para Crianças: relações entre o desenho infantil e a alfabetização

Data: 06.06.2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Anexo (Av. Epitácio Pessoa)
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga horária de cada curso: 4h
Objetivos: discutir, de maneira reflexiva e participativa, os principais princípios e possibilidades do ensino das artes visuais com crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, articulando o desenho infantil e a alfabetização;

Curso 3 - Ensinando Artes Visuais para Crianças – trabalhando com ilustração e a interpretação de imagens a partir da obra de José Lins do Rego.

Data: 08.08.2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Anexo (Av. Epitácio Pessoa)
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga Horária de cada curso: 4h
Objetivos: vivenciar e discutir propostas para o ensino das artes visuais com crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, focada na ampliação e desenvolvimento do desenho da criança em torno da ilustração e interpretação de imagens, a partir da obra de José Lins.

Curso 4. Ensinando Artes Visuais para Adolescentes: arte e diversidade cultural.

Data: 05.09.2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Av. Beira Rio
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga Horária de cada curso: 4h
· Objetivo Geral: Refletir, propor e elaborar possibilidades do ensino das artes visuais para adolescentes, tendo como referência a diversidade cultural e artística contextualizada com o universo infanto-juvenil.

Curso complementar - Construindo animações (desdobramentos do videogames)
Data: 26.09.2008
Horário: 8h
Local: NAC
Objetivo: conceber e exercutar pequenos filmes de animação com os personagens criados a partir da Toy Arte, relacionando com o universo dos games.

Curso 5 - Ensinando Artes Visuais para Adolescentes

Data: 10.10.2008 (prorrogado para 17.10.2008)
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Av. Beira Rio
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga Horária de cada curso: 4h
Objetivo: analisar a diversidade de imagens das mídias eletrônicas (videogame, Internet, etc.), e discutir as potencialidades pedagógicas dessas imagens no ensino das artes visuais para adolescentes.

Curso 6- Ensinando Artes Visuais para Adultos

Data: 07.11.2008
Local: Centro de Capacitação de Professores – CECAPRO - Av. Beira Rio
Horário: 8h às 12h - 14 às 18h
Carga Horária de cada curso: 4h
Objetivos: vivenciar e discutir propostas para o ensino das artes visuais com adultos, focadasna ampliação e desenvolvimento processos de conhecimento, criação e produção artística em torno de uma temática apontada pelos professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…