Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Artistas contemporâneos africanos: o requinte inglês nas instalações de Yinka Shonibare






Nesta obra, Yinka Shonibare, da Nigéria, mostra uma típica sala de estar em estilo vitoriano coberta com estampas em estilo africano e ilustrações fazendo alusão ao universo do futebol. Trata-se da reconstituição de um salão inglês típico do século dezenove, com mobiliário da época, utilizando um típico tecido de boubou Africano.
Yinka Shonibare é um artista londrino, filho de pais nigerianos, mas que passou grande parte de sua infância na Nigéria. Por essa influência, ele usa tecidos africanos em suas obras.
Esta dualidade cultural e suas conseqüências determina seu trabaho. A arte de Yinka Shonibare caracteriza-se por uma sedução visual ostentosa e un elemento familiar que pode induzir ao estranhamento. Seus trabalhos são irônicos, têm um humor sarcástico da análise social. Shonibare desafia as noções culturais pré-estabelecidas, e tenta desarmar a imagen estereotipada que tem o ocidente da cultura africana, bem como os discursos hegemônicos sobre as questões de género. Sua produção, que abarca desde a fotografía ao vídeo, a escultura e a instalação , baseia-se, em gera, em obras de arte famosas o situação históricas do passado, sobretudo do Barroco e da Inglaterra Vitoriana. As indumentárias que vesten os personagens de seus vídeos e instalações estão realizadas com tecidos similares aos que se fabricavam antigamente na África, remetendo ao passado colonial.

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO