

Halsman não usou montagens nem qualquer tipo de truque; apenas encenação meticulosa, muita preparação, bastante paciência e numerosas tentativas falhadas. Após cada ensaio era necessário limpar a água derramada no chão, ir atrás dos gatos e acalmá-los; às vezes aconteciam acidentes e Dali apanhava literalmente um banho... Por fim, na 28ª sessão foi conseguido o efeito pretendido. A arte não é um acaso.
Há ainda In Voluptas Mors, uma composição artístico-macabra onde um grupo de mulheres nuas sobre um fundo negro dá forma a uma caveira perante o típico olhar alucinado de Dali, e Midsummer Night's Mare, um bailado espacial de figuras vestidas a rigor por entre pães, fruta e outros elementos comestíveis.

Outras imagens menos conhecidas fruto desta colaboração - e sempre com o mediático Dali como modelo - terão sido eventualmente tão ou mais difíceis de captar, como aquela em que um mulher totalmente nua surge no meio de uma explosão de pães e pipocas furiosamente pontapeados pelo pintor. Dali e a comida, sempre."


FONTE: http://blog.uncovering.org/archives/2008/03/salvador_dali.html
Pesquisa: Waleska
Comentários