Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Fotografias Surrealistas - Com Salvador Dali e Philipe Halsman

"Dali atómico é talvez a foto mais famosa do controverso pintor espanhol, tirada por Phillipe Halsman. Não se tratou de um ato isolado mas sim fruto de uma colaboração continuada entre os dois artistas iniciada em meados da década de 40' do século XX, quando o Surrealismo se encontrava no seu ponto mais alto. Este tipo de trabalhos não era inédito nem invulgar como pode à primeira vista parecer entre fotógrafos conceituados; Man Ray ou Dora Maar, por exemplo fizeram-no amiúde. Neste caso particular, conseguir este instantâneo não foi tarefa fácil.


Halsman não usou montagens nem qualquer tipo de truque; apenas encenação meticulosa, muita preparação, bastante paciência e numerosas tentativas falhadas. Após cada ensaio era necessário limpar a água derramada no chão, ir atrás dos gatos e acalmá-los; às vezes aconteciam acidentes e Dali apanhava literalmente um banho... Por fim, na 28ª sessão foi conseguido o efeito pretendido. A arte não é um acaso.
Há ainda In Voluptas Mors, uma composição artístico-macabra onde um grupo de mulheres nuas sobre um fundo negro dá forma a uma caveira perante o típico olhar alucinado de Dali, e Midsummer Night's Mare, um bailado espacial de figuras vestidas a rigor por entre pães, fruta e outros elementos comestíveis.

Outras imagens menos conhecidas fruto desta colaboração - e sempre com o mediático Dali como modelo - terão sido eventualmente tão ou mais difíceis de captar, como aquela em que um mulher totalmente nua surge no meio de uma explosão de pães e pipocas furiosamente pontapeados pelo pintor. Dali e a comida, sempre."



FONTE: http://blog.uncovering.org/archives/2008/03/salvador_dali.html

Pesquisa: Waleska

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO