Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

terça-feira, 27 de maio de 2008

A ARTE COM O CORPO HUMANO... OU É O INVERSO?

"A exposição “Corpo Humano como nunca o viu…” (”Bodies - The Exhibition”, no original), choca e ao mesmo tempo fascina milhões de pessoas em todo o mundo.
A iniciativa mostra a anatomia do corpo humano em todas as dimensões, para tomarmos consciência da nossa complexa “máquina”. O método e a matéria-prima utilizados continuam a ser o centro da discórdia: Dezenas de cadáveres e centenas de orgãos. Aqui estão patentes “espécimes humanos reais para oferecer um manual visual“ do corpo humano, diz o comunicado oficial. O processo a partir do qual foi possível organizar a exposição tem suscitado um coro de críticas no mundo todo. Os espécimes foram alvo de métodos de preservação para impedir a decomposição e permitir a dissecação de “sistemas e estruturas específicos“. Preconizado pelo alemão Gunther von Hagen, o método da “plastinação” resume-se na imersão do espécime ou orgão dissecado «em acetona para evacuar toda a água do corpo» . Posteriormente, leva um «banho de polímero de silicone [como silicone de borracha ou o poliester]» e é «selado numa câmara em vácuo» . A «acetona sai do corpo em forma de gás e é substituída pelo polímero de silicone até ao nível celular mais profundo; O polímero de silicone endurece» e assim o espécime é preservado de uma forma perfeita, como se tivesse vida já que consegue manter o relevo original e a identidade celular.
Gunther von Hagens, conhecido como o “escultor de cadáveres” ou o “Salvador Dali do corpo humano“, tem vindo a enfrentar forte contestação por, alegadamente, ter comprado cadáveres de vítimas de execução na China. Em 2004, a Sociedade Internacional de Direitos Humanos chegou a exigir, em vão, o fim da exposição itinerante que tem recolhido em todo o mundo severas críticas e rasgados elogios."




Fonte: http://olavosaldanha.wordpress.com/exposicoes-incriveis-von-hagens/ (Lm)

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO