Deduções do Simpósio - Feitas pelo alunado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais - UFPB, durante a aula de Metodologia do Ensino das Artes Visuais - no dia 29.11.2007.
* DIRETRIZES OU SUGESTÕES PARA O PROFESSOR DE ARTES TER / FAZER OU SER OU ATÉ MESMO APRIMORAR:
§ Responsabilidade;
§ Fugir às Regras impostas;
§ Bucar Inovação;
§ Ser Contemporâneo/no sentido de ser atual;
§ Ter um Domínio de Conhecimento específico da área;
§ Aprender e entender quais são os direitos e deveres do professorado e do alunado;
§ Estar preparado para argumentar e defender a área e a profissão;
§ Deve planejar as aulas com o mesmo cuidado com que um artisa cria um show ou uma "obra de arte";
§ Aprender e entender a legislação para o ensino das artes visuais;
§ Incorporar a vida do alunado ao processo pedagógico;
§ Ser propositivo;
§ A escola deve ter uma estrutura/ espaço e materiais adequados para que o professor de artes visuais possa dar aula, caso contrário ajudar a buscar soluções alternativas junto aos órgãos competentes;
§ O professorado deve buscar alternativas para suprir a área de material, bem como saber encaminhar uma solicitação aos órgãos competentes;
§ Ter dinamismo e saber envolver o alunado na aula;
§ Aproximar a escola da vida do alunado;
§ Envolver os pais e familiares dos alunado;
§ Questionar o sagrado, o intocável e a verdade absoluta;
§ Reformular os projetos curriculares junto com o alunado;
§ Trabalhar o contexto atual do alunado, sem restringir a isto, ou seja, ampliar os horizontes;
§ Encontrar novas alternativas de trabalho;
§ Dar oportunidades para o alunado vivenciar a auto - expressividade;
§ Trabalhar a motricidade, especialmente, nas séries iniciais sem dissociá-la dos saberes necessários a este nível de ensino;
§ Valorizar o trabalho realziado pelo alunado;
§ Evitar o fazer artístico demasiado, bem como aulas teóricas excessivas.
* DIRETRIZES OU SUGESTÕES PARA O PROFESSOR DE ARTES TER / FAZER OU SER OU ATÉ MESMO APRIMORAR:
§ Responsabilidade;
§ Fugir às Regras impostas;
§ Bucar Inovação;
§ Ser Contemporâneo/no sentido de ser atual;
§ Ter um Domínio de Conhecimento específico da área;
§ Aprender e entender quais são os direitos e deveres do professorado e do alunado;
§ Estar preparado para argumentar e defender a área e a profissão;
§ Deve planejar as aulas com o mesmo cuidado com que um artisa cria um show ou uma "obra de arte";
§ Aprender e entender a legislação para o ensino das artes visuais;
§ Incorporar a vida do alunado ao processo pedagógico;
§ Ser propositivo;
§ A escola deve ter uma estrutura/ espaço e materiais adequados para que o professor de artes visuais possa dar aula, caso contrário ajudar a buscar soluções alternativas junto aos órgãos competentes;
§ O professorado deve buscar alternativas para suprir a área de material, bem como saber encaminhar uma solicitação aos órgãos competentes;
§ Ter dinamismo e saber envolver o alunado na aula;
§ Aproximar a escola da vida do alunado;
§ Envolver os pais e familiares dos alunado;
§ Questionar o sagrado, o intocável e a verdade absoluta;
§ Reformular os projetos curriculares junto com o alunado;
§ Trabalhar o contexto atual do alunado, sem restringir a isto, ou seja, ampliar os horizontes;
§ Encontrar novas alternativas de trabalho;
§ Dar oportunidades para o alunado vivenciar a auto - expressividade;
§ Trabalhar a motricidade, especialmente, nas séries iniciais sem dissociá-la dos saberes necessários a este nível de ensino;
§ Valorizar o trabalho realziado pelo alunado;
§ Evitar o fazer artístico demasiado, bem como aulas teóricas excessivas.
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