Pular para o conteúdo principal

Adolescência no cinema




'Aos Treze' é um retrato provocador da adolescência
O filme mergulha de forma seca e reveladora na adolescência em 2003, enfocando os dramas de duas garotas de 13 anos


Gênero: Drama
Tempo: 100 min.
Lançamento: Jun de 2004
Classificação: 16 anos
Distribuidora: 20th Century Fox

A promissora estudante Tracy tenta se igualar a Evie, a 'garota mais sexy da escola', por pressão de 'grupinhos' sociais ao seu redor

O que significa ter 13 anos hoje em dia? Esta é a idade em que se torna fundamental estabelecermos nossa identidade, individualidade e a noção da importância que temos no mundo. Mas nos dias de hoje, a pressão sobre as meninas de 13 anos - que são bombardeadas pela mídia com expectativas de que sejam sensuais, lindas e seguras de si - é maior que nunca. Jeans de cintura baixa, piercings e pequenos delitos tornaram-se símbolos de uma geração que tenta desesperadamente encontrar seu caminho.


"Aos Treze" trata do tema com sinceridade, clareza e paixão, usando uma câmera bastante dinâmica para captar tanto a alegria atordoante quanto a angústia de chegar à adolescência. Com uma diretora estreante e duas atrizes adolescentes, o filme mergulha de forma seca e reveladora na adolescência em 2003, e é um retrato provocador daquilo que as adolescentes de hoje pensam, fazem, sentem e tudo por que têm de passar.

O filme acompanha a transformação de Tracy (Evan Rachel Wood), que no início é uma estudante promissora que ainda brinca com ursinhos de pelúcia e bonecas. Porém, ao entrar para o ginásio, Tracy entra em contato com a forte pressão dos "grupinhos", e vê o poder de atração de Evie Zamora (Nikki Redd), conhecida como "a garota mais sexy da escola". Popular, bonita como uma modelo, e arrogante de um jeito irresistível, Evie representa tudo o que Tracy quer ser.

No início, Tracy não tem esperança de ser aceita na turma de Evie. Ela se comporta da maneira errada, não tem amigas descoladas e, principalmente, não sabe se produzir. Porém, pouco a pouco Tracy consegue se transformar no ideal máximo de uma adolescente de 2003. Ela aprende a se maquiar, a se vestir, a ter a atitude certa.

Tracy acaba aprendendo os truques para se tornar popular, consegue se tornar a melhor amiga de Evie, e até passa a chamar a atenção dos meninos. No entanto, quanto mais Tracy entra na vida adulta prematuramente, maiores são os riscos. Ela se distancia da mãe (Holly Hunter), começa a matar aulas e, embora deteste o namorado da mãe (Jeremy Sisto), um ex-viciado, passa a usar drogas.

Apesar de tudo, Tracy tem apenas treze anos, e vive num redemoinho de sentimentos em que tudo o que faz, diz e deseja, tem uma importância enorme para ela. E ela ainda tem a vida toda pela frente.

"Aos Treze", que rendeu a Catherine Hardwicke o prêmio de Melhor Direção do Festival de Cinema de Sundance, é um projeto único, com roteiro escrito a quatro mãos por Catherine e Nikki Reed, de 13 anos, que viveu muitas das situações retratadas na tela. Juntas, criaram um filme arrebatador sobre os "grupinhos" e seus conflitos, os perigos escondidos e os rituais secretos, as esperanças e sonhos de duas garotas em busca de seu lugar num mundo novo onde quase não existem mapas.

Fonte: Redação Bonde
redacao@bonde.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…