Pular para o conteúdo principal

Adolescência no cinema




'Aos Treze' é um retrato provocador da adolescência
O filme mergulha de forma seca e reveladora na adolescência em 2003, enfocando os dramas de duas garotas de 13 anos


Gênero: Drama
Tempo: 100 min.
Lançamento: Jun de 2004
Classificação: 16 anos
Distribuidora: 20th Century Fox

A promissora estudante Tracy tenta se igualar a Evie, a 'garota mais sexy da escola', por pressão de 'grupinhos' sociais ao seu redor

O que significa ter 13 anos hoje em dia? Esta é a idade em que se torna fundamental estabelecermos nossa identidade, individualidade e a noção da importância que temos no mundo. Mas nos dias de hoje, a pressão sobre as meninas de 13 anos - que são bombardeadas pela mídia com expectativas de que sejam sensuais, lindas e seguras de si - é maior que nunca. Jeans de cintura baixa, piercings e pequenos delitos tornaram-se símbolos de uma geração que tenta desesperadamente encontrar seu caminho.


"Aos Treze" trata do tema com sinceridade, clareza e paixão, usando uma câmera bastante dinâmica para captar tanto a alegria atordoante quanto a angústia de chegar à adolescência. Com uma diretora estreante e duas atrizes adolescentes, o filme mergulha de forma seca e reveladora na adolescência em 2003, e é um retrato provocador daquilo que as adolescentes de hoje pensam, fazem, sentem e tudo por que têm de passar.

O filme acompanha a transformação de Tracy (Evan Rachel Wood), que no início é uma estudante promissora que ainda brinca com ursinhos de pelúcia e bonecas. Porém, ao entrar para o ginásio, Tracy entra em contato com a forte pressão dos "grupinhos", e vê o poder de atração de Evie Zamora (Nikki Redd), conhecida como "a garota mais sexy da escola". Popular, bonita como uma modelo, e arrogante de um jeito irresistível, Evie representa tudo o que Tracy quer ser.

No início, Tracy não tem esperança de ser aceita na turma de Evie. Ela se comporta da maneira errada, não tem amigas descoladas e, principalmente, não sabe se produzir. Porém, pouco a pouco Tracy consegue se transformar no ideal máximo de uma adolescente de 2003. Ela aprende a se maquiar, a se vestir, a ter a atitude certa.

Tracy acaba aprendendo os truques para se tornar popular, consegue se tornar a melhor amiga de Evie, e até passa a chamar a atenção dos meninos. No entanto, quanto mais Tracy entra na vida adulta prematuramente, maiores são os riscos. Ela se distancia da mãe (Holly Hunter), começa a matar aulas e, embora deteste o namorado da mãe (Jeremy Sisto), um ex-viciado, passa a usar drogas.

Apesar de tudo, Tracy tem apenas treze anos, e vive num redemoinho de sentimentos em que tudo o que faz, diz e deseja, tem uma importância enorme para ela. E ela ainda tem a vida toda pela frente.

"Aos Treze", que rendeu a Catherine Hardwicke o prêmio de Melhor Direção do Festival de Cinema de Sundance, é um projeto único, com roteiro escrito a quatro mãos por Catherine e Nikki Reed, de 13 anos, que viveu muitas das situações retratadas na tela. Juntas, criaram um filme arrebatador sobre os "grupinhos" e seus conflitos, os perigos escondidos e os rituais secretos, as esperanças e sonhos de duas garotas em busca de seu lugar num mundo novo onde quase não existem mapas.

Fonte: Redação Bonde
redacao@bonde.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê