Pular para o conteúdo principal

Iluminogravuras de Ariano Suassuna




1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna:- É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”.
- O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930;
- Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional;
- Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino

2)Iluminuras

Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel.

3) Processo de produção de iluminuras

Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco.
Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset;
Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel.



- Letras – baseiam-nos ferros de marcar o gado e na caligrafia das escrituras sertanejas do século XVII ("tipografia armorial“);

- O amarelo-ouro, o marrom, o ocre, o azul, o preto e o vermelho são as cores que marcam a identidade do trabalho.

- É uma obra saudosista: evoca um nordeste “feudal”, medievalizado, diluído em narrativas européias misturadas com as de negros e índios.



- Os poemas e as imagens exploram os motivos da cultura brasileira, recolhidos da arte popular e da arte rupestre, a partir das itaquatiaras do Sertão nordestino.

- As formas de figuras humanas e de animais também derivam das xilogravuras.

- O sertão é representado como um “espaço ainda sagrado, místico, que lembra a sociedade de corte e cavalaria”, com profetas,peregrinos, cavaleiros andantes, bandeiras, brasões...

- Contrapõe o nordeste “feudal e medievalizado” com o progresso das regiões sul e sudeste;

- É um nordeste, de base teocêntrica, que luta contra o mundanismo acrítico;

- Enfatiza uma beleza do sertão sem negar as imagens de miséria e injustiças que povoam o sertão.

Alguns tópicos de palestra, proferida no dia 23.08.2007, intitulada "A iconografia de Ariano Suassuna", ministrada pelo prof. Erinaldo Alves no Seminário Ciência e Sabedoria em Ariano Suassuna, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa. Local: Auditório do CAM
Fotos: Erinaldo Alves a partir de catálogo sobre iluminogravuras de Ariano, editado pelo SESC - PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora