1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna:- É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”.
- O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930;
- Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional;
- Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino
2)Iluminuras
Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel.
3) Processo de produção de iluminuras
Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco.
Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset;
Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel.
- Letras – baseiam-nos ferros de marcar o gado e na caligrafia das escrituras sertanejas do século XVII ("tipografia armorial“);
- O amarelo-ouro, o marrom, o ocre, o azul, o preto e o vermelho são as cores que marcam a identidade do trabalho.
- É uma obra saudosista: evoca um nordeste “feudal”, medievalizado, diluído em narrativas européias misturadas com as de negros e índios.
- Os poemas e as imagens exploram os motivos da cultura brasileira, recolhidos da arte popular e da arte rupestre, a partir das itaquatiaras do Sertão nordestino.
- As formas de figuras humanas e de animais também derivam das xilogravuras.
- O sertão é representado como um “espaço ainda sagrado, místico, que lembra a sociedade de corte e cavalaria”, com profetas,peregrinos, cavaleiros andantes, bandeiras, brasões...
- Contrapõe o nordeste “feudal e medievalizado” com o progresso das regiões sul e sudeste;
- É um nordeste, de base teocêntrica, que luta contra o mundanismo acrítico;
- Enfatiza uma beleza do sertão sem negar as imagens de miséria e injustiças que povoam o sertão.
Alguns tópicos de palestra, proferida no dia 23.08.2007, intitulada "A iconografia de Ariano Suassuna", ministrada pelo prof. Erinaldo Alves no Seminário Ciência e Sabedoria em Ariano Suassuna, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa. Local: Auditório do CAM
Fotos: Erinaldo Alves a partir de catálogo sobre iluminogravuras de Ariano, editado pelo SESC - PE
Comentários