Pular para o conteúdo principal

III SEMINÁRIO NACIONAL SESC DE ARTE – EDUCAÇÃO

// Ação Cultural: Arte, Educação e Política


Da Redação do "Boom!"

Entre os dias 23 e 27 de julho de 2012 estará acontecendo o III Seminário Nacional SESC de Arte – Educação, com o tema Ação Cultural: Arte, Educação e Política. O evento que em sua terceira edição homenageia o poeta Jomard Muniz de Britto será realizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, em Recife/PE.
Confiram a programação:

1. PALESTRAS E CONFERÊNCIAS (9h às 13h)

23/07 (Abertura)

MESA 1

· Tema: Ação Cultural: Arte, Educação e Política: Palestrantes: Marta Porto (RJ); João Silvério Trevisan (SP) Jomard Muniz de Brito (PE); Mediador: Paulo Marcondes (PE).

24/07

MESA 2

  • Tema: Ação Cultural e Práticas Pedagógicas em Teatro – Palestrantes: Ingrid Dormien Koudela (SP); Beatriz Ângela Cabral Vieira (SC), João Denys Araújo Leite (PE). Mediador: Luís Reis (PE).

MESA 3

  • Tema: Ação Cultural e Grupos Teatrais – Sérgio Carvalho (SP); Suzana Schmidt Viganó (SP); Fred Nascimento (PE) Mediador: Romildo Moreira (PE).


25/07

MESA 4

· Conferência - Tema: Ação Cultural na Arte Contemporânea - Celso Favaretto (SP); Debatedor: Fernando Azevedo (PE).

MESA 5

· Palestra -Tema: Ação Cultural nos Territórios do Audiovisual - Paulo Cunha (PE); Maria do Carmo Nino (PE); Mediador: Rodrigo Dourado.

26/07

MESA 6

· Tema: Ação Cultural na Música - Eli- Eri Moura (PB); Cristiane Almeida (PE); Mediador: José Amaro.

MESA 7

  • Ação Cultural e Práticas Pedagógicas no Circo Social- Ermínia Silva (RJ); Mediadora: Fátima Pontes (PE).

MESA 8

  • Tema: Ação Cultural e Práticas Pedagógicas em Dança – Ciane Fernandes (BA); Valéria Vicente (PB); Mediador: Marcelo Sena (PE).

27/07

MESA 9

  • Tema: Curadorias e Processos de Seleção nas Artes – Cristiana Tejo (PE); Palco Giratório (SESC- DN), Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e Governo Federal. Mediação: José Manoel.

MESA 10

  • Tema: Políticas Culturais para Formação do Professor: Arão Paranaguá, UFPE, Angel Viana, Secretarias: estadual, municipal do Recife e de Jaboatão dos Guararapes e SESC; Mediação: José Manoel.

2. CURSOS (14h às 18h)
  • Teatro Como Pedagogia – Beatriz Ângela Vieira Cabral – SC (35 vagas)
  • Dança: Princípios em Movimento: Criatividade, Autonomia e Integração – Ciane Fernandes – BA (35 vagas)
  • Circo: Picadeiro na Escola – Sérgio Oliveira – RJ (30 vagas)
  • Artes Visuais: Desenho de Observação – Gil Vicente - PE (35 vagas)
  • Música -Eli- Eri Moura - PB (35 vagas)
  • Formação de professores para a educação escolar e ação cultural -Arão Paranaguá-MA (40 vagas)
  • Literatura: Laboratório da Escrita - João Silvério Trevisan -SP (20 vagas)
  • Literatura: Políticas públicas na Literatura: Lourival Holanda-PE (35 vagas)
  • Grafitagem: Galo de Souza-PE (40 vagas)
  • História em Quadrinhos Aplicada à Educação- Clériston Andrade - PE (30 vagas)
Serviço:
III SEMINÁRIO NACIONAL SESC DE ARTE - EDUCAÇÃO
AÇÃO CULTURAL: ARTE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA
Período de 23 a 27 de julho de 2012, das 9h às 18h
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE
HOMENAGEADO: Jomard Muniz de Britto

Postado por: Flávia Pedrosa Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê