Pular para o conteúdo principal

CONTAMINAÇÕES - I SEMANA DE ARTES VISUAIS - UNIFAP









Colegas do blogger Ensinando Artes Visuais, venho comunicar a todos através dessa postagem a realização da CONTAMINAÇÕES - I Semana de Artes Visuais no período de 17 a 19 de outubro de 2011, no Anfiteatro da Reitoria da Universidade Federal do Amapá.

Este evento era um desejo singular de todos os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP - professores, pesquisadores, técnicos administrativos e alunos. Todos vêm se articulando para compor e cumprir uma agenda que abra espaço, que discuta e reveja as circunstancias que envolve o ensino de artes visuais no Brasil e particularmente no Amapá na agenda do sec. XXI.

Essas preocupações além de mobilizar e movimentar a cena pedagógica para o ensino de artes visuais dentro da Instituição de Ensino Superior IES, constrói espaços de pensamento sistemático, reflexivo e produtivo para os saberes culturais de cunho cientifico.

A compreensão destas mobilizações se reveste numa poética de que ensinar também é um movimento de aprender e que pesquisar também é se envolver com todas as sensações do viver humano. Neste sentido ensinar e pesquisar se estende para ações que alcançam a compreensão do outro no ambiente acadêmico e fora dele, não os separando, mas dimensões interdependentes; Universidade e Sociedade.

E contaminados com esse ideal, a Coordenação do Curso de Artes Visuais convidou a Associação dos Arte-Educadores do Estado do Amapá para compor a I Semana Acadêmica de Artes Visuais através do III Seminário Estadual da Associação dos Arte Educadores do Estado do Amapá, no período de 20 e 21 de outubro de 2011, também nas dependências da UNIFAP.

Fruto da parceria e da amizade da UNIFAP com a Universidade Federal da Paraíba/UFPB foi possível viabilizar a presença na I Semana Acadêmica de Artes Visuais do prof. Erinaldo Alves do Nascimento, que com sua experiência e conhecimento na área de Ensino de Arte muito contribuirá para o sucesso do evento.

Sendo assim, encerro a postagem desejando que todos nesta perspectiva ampliarmos a compreensão de pesquisa, ensino e extensão numa contaminação com teorias, fundamentações, práticas pedagógicas e artísticas que revelem e ouçam vozes, vivencias e desejos de experienciar o tripé acadêmico- pesquisa, ensino e extensão - sem fragmentações.

Um abraço a todos.

Profs. José de Vasconcelos Silva e Silvia Carla Marques Costa - Coordenadores da CONTAMINAÇÕES - 2011



Comentários

Quésia lacerda disse…
nossa..foi uma experiencia marcante,apresentamos os e-poster ,uma previa do TCC ou TFG,,,jamais vou esquecer desse dia...

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê