Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sábado, 6 de agosto de 2011

Programa Salto para o Futuro/TV Escola de 22 a 26 de agosto - Série Cultura Visual e Escola

Será exibido no programa Salto para o Futuro/TV Escola de 22 a 26 de agosto, a série Cultura Visual e Escola.


A série será veiculada com a participação dos educadores Belidson Dias, Erinaldo Nascimento, Irene Tourinho, Raimundo Martins entre outros. Vejam um trecho do texto-base.

Cultura visual e escola

“Sorria, você está sendo filmado”! O aviso, um tanto irônico, aos poucos foi tomando conta de diferentes espaços sociais, nos informando de uma sociedade que, ao tudo ver, tudo pretende manter sob controle. Mas, se por um lado, somos vistos, também nunca tivemos tantas possibilidades de ver e de produzir imagens. Vivemos sob a égide de uma cultura visual! Afinal, como vemos e como somos vistos na contemporaneidade? E de que modo a escola deve se posicionar com relação à proliferação de imagens nos cotidianos?

Para refletir sobre essas e outras indagações a respeito das imagens – sejam elas da arte, da publicidade, da informação – a TV Escola apresenta, por meio do programa Salto para o Futuro, a série Cultura visual e escola. Os programas contam com a consultoria de Irene Tourinho (UFG) e apresentam, nos textos que compõem esta publicação eletrônica e nas edições televisivas, experiências diversas que pretendem evidenciar as possibilidades de análise e de produção de imagens no âmbito de escolas, nas universidades e em outros espaços.

O objetivo da série é contribuir para a formação de professores no campo das chamadas visualidades, possibilitando informações e troca de experiências que permitam orientar os alunos no desenvolvimento de uma visão crítica com relação a essa cultura visual.

O desenvolvimento de uma postura crítica sobre as imagens que expressam formas de vermos e de sermos vistos na contemporaneidade envolve o exercício de atitudes éticas e estéticas com relação a nós mesmos e aos outros. E é urgente que, numa sociedade atravessada por artefatos de produção de imagens, as propostas educacionais, em especial nas escolas, se preocupem com a formação de pessoas mais sensíveis ao impacto das imagens nos nossos cotidianos.

Texto de Rosa Helena Mendonça - Supervisora pedagógica do programa Salto para o Futuro/TV ESCOLA (MEC). Retirado do Texto-base Cultura visual e escola / Ano XXI Boletim 09 - Agosto 2011.


Clícia Coelho

2 Comentários:

Alice Vianna disse...

Olá! Parabéns pelo blog! Adorei!
O site Educar Para Crescer traz uma matéria ressaltando a importância de as crianças estudarem artes! Recomendo a leitura: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/8-motivos-seu-filho-estudar-artes-634614.shtml
Até logo e boa sorte!
Abraços,
Alice.

Ensinando Artes Visuais disse...

Agradecemos sua visita Alice! Já acessei o blog indicado por você. Muito bom também!

Abraços!

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO