Pular para o conteúdo principal

Programa Salto para o Futuro/TV Escola de 22 a 26 de agosto - Série Cultura Visual e Escola

Será exibido no programa Salto para o Futuro/TV Escola de 22 a 26 de agosto, a série Cultura Visual e Escola.


A série será veiculada com a participação dos educadores Belidson Dias, Erinaldo Nascimento, Irene Tourinho, Raimundo Martins entre outros. Vejam um trecho do texto-base.

Cultura visual e escola

“Sorria, você está sendo filmado”! O aviso, um tanto irônico, aos poucos foi tomando conta de diferentes espaços sociais, nos informando de uma sociedade que, ao tudo ver, tudo pretende manter sob controle. Mas, se por um lado, somos vistos, também nunca tivemos tantas possibilidades de ver e de produzir imagens. Vivemos sob a égide de uma cultura visual! Afinal, como vemos e como somos vistos na contemporaneidade? E de que modo a escola deve se posicionar com relação à proliferação de imagens nos cotidianos?

Para refletir sobre essas e outras indagações a respeito das imagens – sejam elas da arte, da publicidade, da informação – a TV Escola apresenta, por meio do programa Salto para o Futuro, a série Cultura visual e escola. Os programas contam com a consultoria de Irene Tourinho (UFG) e apresentam, nos textos que compõem esta publicação eletrônica e nas edições televisivas, experiências diversas que pretendem evidenciar as possibilidades de análise e de produção de imagens no âmbito de escolas, nas universidades e em outros espaços.

O objetivo da série é contribuir para a formação de professores no campo das chamadas visualidades, possibilitando informações e troca de experiências que permitam orientar os alunos no desenvolvimento de uma visão crítica com relação a essa cultura visual.

O desenvolvimento de uma postura crítica sobre as imagens que expressam formas de vermos e de sermos vistos na contemporaneidade envolve o exercício de atitudes éticas e estéticas com relação a nós mesmos e aos outros. E é urgente que, numa sociedade atravessada por artefatos de produção de imagens, as propostas educacionais, em especial nas escolas, se preocupem com a formação de pessoas mais sensíveis ao impacto das imagens nos nossos cotidianos.

Texto de Rosa Helena Mendonça - Supervisora pedagógica do programa Salto para o Futuro/TV ESCOLA (MEC). Retirado do Texto-base Cultura visual e escola / Ano XXI Boletim 09 - Agosto 2011.


Clícia Coelho

Comentários

Alice Vianna disse…
Olá! Parabéns pelo blog! Adorei!
O site Educar Para Crescer traz uma matéria ressaltando a importância de as crianças estudarem artes! Recomendo a leitura: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/8-motivos-seu-filho-estudar-artes-634614.shtml
Até logo e boa sorte!
Abraços,
Alice.
Agradecemos sua visita Alice! Já acessei o blog indicado por você. Muito bom também!

Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…