Pular para o conteúdo principal

Diálogos Culturais em Arte Educação

Nos dias 4 e 5 de agosto aconteceu o evento “Diálogos Culturais em Arte Educação” na FAV/UFG. O encontro reuniu estudantes do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG e 17 estudantes da Universidade de Ohio/EUA que trocaram experiências pedagógicas e compartilharam suas pesquisas. O grupo de Ohio veio ao Brasil para estabelecer diálogos com as vivências em arte educação de Goiânia, conhecer teatros, conversar com professores, visitar manifestações de arte popular e interagir com outros estudantes.

Tive a oportunidade de participar deste evento e entender as peculiaridades de cada contexto, bem como as consonâncias no trabalho pedagógico na área das artes visuais. As pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos dois contextos apresentam inúmeros pontos em comum e vale ressaltar o encontro de uma doutoranda americana com um de meus colegas, pois ambos investigam as relações do gênero feminino afro americano e afro brasileiro no cinema. Também foram destacados pontos referentes ao contexto da educação básica e a necessidade de maiores investimentos na formação de professores.

Também ouvimos as contribuições da Professora Dra Vesta Daniel que abordou a educação artística como um ato comunitário e também, o professor Dr Michael Parsons que nos instigou a pensar sobre a interpretação da arte através de metáforas.

Foram inúmeras trocas e o desejo de outros encontros para que estes diálogos internacionais possam contribuir com a arte educação em ambos os países.


Luciana Borre Nunes




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…