Pular para o conteúdo principal

O QUE DIZEM OS DESENHOS DAS CRIANÇAS: BRINCADEIRA OU GRITO DE ALERTA?

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo”. Toquinho resumiu bem, em forma de letra de música, as infinitas possibilidades por trás do desenho infantil. Mas mais do que um lazer ou exercício da alimentação, a atividade pode servir como ferramenta, no caso das crianças, para comunicar e expressar o que sente ou pensa.

“As crianças desenham de acordo com as possibilidades emocionais e motoras. Começam desenhando garatujas, também conhecidas como rabiscos, depois vão mudando”, explica a escritora e educadora infantil Joana D’arc, de Campinas. E diz que é muito comum um adulto ver um desenho de uma criança e tentar decifrar, tirando conclusões precipitadas, quando a situação poderia ter sido vista sob ótica simplista. “Não é porque a criança fez um desenho com pessoas sem cabeça ou com expressões tristes que ela está com problemas. Aquilo pode ser simplesmente algo que ela viu na televisão”, esclarece.

A educadora exemplifica dizendo que a maioria das meninas gosta de pintar as coisas de rosa. “Isso acontece porque elas são influenciadas pela mídia. A televisão lhes mostra um mundo dessa cor”, afirma. Joana diz que mesmo sendo muito comum os alunos poderem fazer seus desenhos com tema livre, na maioria das vezes o tema acaba sendo sugerido. “Se a criança vê um colega desenhando uma árvore, pode pegar aquele tema como sugestão”, esclarece.

Segundo ela, não há problema algum em desenhar coisas inadequadas ou fazer um desenho lindo e depois rabiscar inteiro. “Não se deve procurar problemas e sim tentar achar soluções”. Joana fala que caso a criança faça um desenho que deixe o educador em dúvida, o mais indicado é “rebobinar a fita” e tentar lembrar como ela chegou à escola, se estava animada ou introspectiva e perguntar a ela o que quer dizer com aquele desenho. Pode acontecer de a criança não se sentir à vontade, sendo assim, é preciso recorrer à ajuda profissional.

Joana acha que educadores não têm propriedade suficiente para decifrar os desenhos das crianças, e ressalta que esse tipo de trabalho deve ser feito apenas por profissionais capacitados. “A criança deve ser tratada como um ser único, não há sentido em dar um desenho para uma sala de aula e tentar descobrir um problema em cada desenho”, diz.

Escritora de livros infantis, Joana lançou recentemente o “Educar com Arte” (Editora Trilha Educacional). Nele, mostra como o professor deve proceder ao passar uma atividade que precise desenhar. “O primeiro passo é dar uma folha e pedir ao aluno que desenhe com o campo aberto. Em seguida, dobrar a folha e ver se consegue repetir o que desenhou no corpo inteiro, em um espaço delimitado”. A educadora explica que a criança não deve ser censurada na forma que desenha e sim estimulada, para que desenvolva a criatividade. “Caso censurada, pode adquirir um bloqueio na hora de desenhar”.

No entanto, ela diz que a forma como a criança desenha em determinada situação pode evidenciar o estado de espírito que apresenta naquele momento. “Pode acontecer de o aluno ter uma desavença em casa e chegar à escola com a cara amarrada e não querer fazer o desenho ou pintar mal”, pondera. Diante desse tipo de situação, é preciso que o educador tenha delicadeza para tentar descobrir o que aconteceu, sem violar a individualidade e o espaço da criança.

Mais do que tentar desvendar o desenho das crianças, pais e educadores devem proporcionar um ambiente familiar e escolar agradável. “Vamos todos juntos numa linda passarela, serena e bela”, escreveu Toquinho. Se a vida tiver cores intensas e traços harmoniosos, não será difícil reproduzir isso no papel.

Cínthya Dávila (MBPress)


Texto:http://vilamulher.terra.com.br/o-que-dizem-os-desenhos-das-criancas-8-1-55-253.html

Imagens: http://nadaparafazer-ceci.blogspot.com/2010_09_01_archive.html


Clícia Coelho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê